Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5066
Tipo: Monografia
Título: O ensino de matemática nos anos inciais da educação básica e a utilização de celulares como recurso pedagógico
Autor(es): Vier, Cíntia Morgana
Báo, Francieli
Primeiro Orientador: França, Carlos Roberto
Primeiro membro da banca: Petry, Oto João
Segundo membro da banca: Kunzler, Sidinara Ana
Resumo: Este artigo tem como propósito analisar de que forma as Tecnologias Educacionais, através da plataforma MIT App Inventor e dos aplicativos disponíveis para uso no celular, auxiliam os professores durante o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, as autoras seguiram o que preconizam Seymour Papert, Jean Piaget e Paulo Freire. Além disso, foram analisados os conteúdos de artigos, dissertações e teses com a contextualização do uso de celulares como recursos pedagógicos e, principalmente, projetos envolvendo o App Inventor. As pesquisas foram realizadas no repositório da ANPEd, ENPEC e SciELO e na Revista Renote. Com base em um aplicativo já feito, através da plataforma MIT App Inventor, as autoras criaram um banco de dados e disponibilizaram o aplicativo Quiz Matemático na Google Play Store. Portanto, a presente pesquisa permitiu um novo olhar sobre a utilização dos celulares como recurso pedagógico das aulas de Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, perpassando pelos relatos, experiências e metodologias publicizados pelos educadores e pesquisadores das Tecnologias Educacionais, e pela contribuição que este trabalho se dispõe com a publicação do Quiz Matemático para a plataforma Android, para que, assim, possa aumentar as oportunidades do uso dos celulares como recurso pedagógico para os educado
Abstract/Resumen: This paper aims to analyze how Educational Technologies, through the MIT App Inventor platform and the applications available for use on cell phones, help teachers during the teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School. For this, the authors followed what Seymour Papert, Jean Piaget and Paulo Freire advocate. In addition, the contents of articles, dissertations and theses were analyzed with the context of the use of cell phones as educational resources and especially projects involving App Inventor. The researches were carried out in the repository of ANPEd, ENPEC and SciELO and in the journal Renote. Based on an application already made, through the MIT App Inventor platform, the authors created a database and made the Mathematical Quiz Application available on the Google Play Store. Therefore, this research allowed a new look at the use of cell phones as a pedagogical resource in Basic Education Mathematics classes (initial grades), passing through the reports, experiences and methodologies published by educators and researchers of educational technologies, and the contribution that this work are available with the publication of the Mathematical Quiz for the Android platform, so that it can increase the opportunity of using cell phones as a pedagogical resource for educators.
Palavras-chave: Matemática
Ensino e aprendizagem
Tecnologias
Aplicativo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5066
Data do documento: 7-Out-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANÇA.pdf486,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.