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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee2Pelin, Josiane Silveira-
dc.creatorBornelli, Samara Maria Rosset-
dc.date2015-12-02-
dc.date.accessioned2017-06-26T13:37:12Z-
dc.date.available2015-12-21-
dc.date.available2017-06-26T13:37:12Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/506-
dc.description.resumoEsta pesquisa discute aspectos referentes à Educação Infantil e à Arte Contemporânea destacando como as instalações podem servir de espaços para a experimentação do jogo simbólico. Desse modo, foram abordados os conceitos de Arte, Instalações e Jogo Simbólico, apresentando algumas considerações acerca do potente encontro entre a arte e a Educação Infantil. Para tanto, procurando responder a questão proposta, o objetivo versa sobre a investigação de como as instalações servem de espaços para experimentação do jogo simbólico na Educação Infantil. Inspirado nas obras de Chiharu Shiota, Andy Goldsworthy e Javier Abad Molina, o trabalho apresenta uma análise da documentação registrada durante a observação das ações das crianças nas interações com os materiais e espaços promovidos nas obras “Tecendo caminhos”, “Terra do Nunca” e “Brincadeira de criança”. Desse modo, foi perceptível a relevância que a experiência sensível e estética assume em seu desenvolvimento integral, bem como para a ampliação de seu repertório. Nesse sentido, buscou-se propor algumas sugestões de instalações para serem exploradas tanto com os professores na formação continuada quanto com os pequenos na Educação Infantil. Através das propostas com as instalações artísticas, compreende-se a criança como sujeito vivaz, que transborda ideias, imaginação e curiosidade, necessitando de espaços de interação, desafiadores e ricos em materiais que instiguem o jogo simbólico e o desejo em brincar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-23T16:16:42Z No. of bitstreams: 1 BORNELLI.PDF: 7389755 bytes, checksum: a584be0e2e738744c73480d4868cf3c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-26T13:37:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORNELLI.PDF: 7389755 bytes, checksum: a584be0e2e738744c73480d4868cf3c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T13:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORNELLI.PDF: 7389755 bytes, checksum: a584be0e2e738744c73480d4868cf3c7 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos simbólicospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEducação infantil e arte contemporânea : as instalações como espaços de experimentação do jogo simbólicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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