Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/506
Tipo: | Monografia |
Título: | Educação infantil e arte contemporânea : as instalações como espaços de experimentação do jogo simbólico |
Autor(es): | Bornelli, Samara Maria Rosset |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
Primeiro membro da banca: | Paim, Marilane Maria Wolff |
Segundo membro da banca: | Pelin, Josiane Silveira |
Resumo: | Esta pesquisa discute aspectos referentes à Educação Infantil e à Arte Contemporânea destacando como as instalações podem servir de espaços para a experimentação do jogo simbólico. Desse modo, foram abordados os conceitos de Arte, Instalações e Jogo Simbólico, apresentando algumas considerações acerca do potente encontro entre a arte e a Educação Infantil. Para tanto, procurando responder a questão proposta, o objetivo versa sobre a investigação de como as instalações servem de espaços para experimentação do jogo simbólico na Educação Infantil. Inspirado nas obras de Chiharu Shiota, Andy Goldsworthy e Javier Abad Molina, o trabalho apresenta uma análise da documentação registrada durante a observação das ações das crianças nas interações com os materiais e espaços promovidos nas obras “Tecendo caminhos”, “Terra do Nunca” e “Brincadeira de criança”. Desse modo, foi perceptível a relevância que a experiência sensível e estética assume em seu desenvolvimento integral, bem como para a ampliação de seu repertório. Nesse sentido, buscou-se propor algumas sugestões de instalações para serem exploradas tanto com os professores na formação continuada quanto com os pequenos na Educação Infantil. Através das propostas com as instalações artísticas, compreende-se a criança como sujeito vivaz, que transborda ideias, imaginação e curiosidade, necessitando de espaços de interação, desafiadores e ricos em materiais que instiguem o jogo simbólico e o desejo em brincar. |
Palavras-chave: | Arte contemporânea Educação infantil Jogos simbólicos Prática pedagógica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/506 |
Data do documento: | 23-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BORNELLI.PDF | 7.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.