Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5085
Tipo: Monografia
Título: Estudo sobre a contribuição das inteligências múltiplas no ensino de física
Autor(es): Piva, Caroline Maria Pacheco
Primeiro Orientador: Almeida, Viviane Scheibel de
Resumo: O presente trabalho consiste no estudo da Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Gardner, proposta em meados de 1995. Gardner elencou oito inteligências e a partir disso, várias metodologias de ensino foram desenvolvidas. O objetivo deste trabalho é verificar a contribuição desta teoria para o ensino e também para a aprendizagem dos estudantes, na disciplina de Física no ensino médio, tendo como base o conteúdo sobre Leis de Newton. A partir da aplicação de um questionário, respondido pelos estudantes dos primeiros anos do ensino médio do Colégio Estadual Padre Réus e Colégio Estadual do Campo Castelo Branco, na cidade de Pérola D’Oeste - PR, verificou-se qual das inteligências mais se destacou. Com o resultado do questionário, pode-se construir uma atividade didática diferenciada, para o ensino de Física, baseada na teoria das inteligências múltiplas. A partir disso analisou-se os conhecimentos prévios dos alunos e comparou com os conhecimentos adquiridos após as atividades, para que se pudesse concluir se houve ou não contribuição desta teoria no ensino de Física, mais especificamente o conteúdo sobre Leis de Newton. Os resultados obtidos após as análises, demonstraram que a atividade diferenciada contribuiu na aprendizagem dos alunos. Assim usar-se das metodologias diversas relacionadas a teoria IM auxilia na aprendizagem dos alunos nos diversos conteúdos.
Abstract/Resumen: The present work consists of the Gardner´s study of the Theory of Multiple Intelligences (IM), proposed in the middle of 1995. Gardner listed eight intelligences and from this, several teaching methodologies were developed. The objective of this work is to check the collaboration of this theory for the teaching and learning of the students, in the discipline of Physics in high school, based on the content on Newton's Laws. From the application of a questionnaire, answered by the students of the first years of high school of the State College Father Réus and State College Castelo Branco, in the Pérola D'Oeste city - PR, it was verified which of intelligences more stood out. With the questionnaire results, one can construct a didactic activity differentiated, for the teaching of Physics, based on the theory of multiple intelligences. From this we analyzed the students' previous knowledge and compared it with the knowledge acquired after the activities, so that it could be concluded whether or not there was contribution of this theory in the teaching of Physics, more specifically the content on Newton's Laws. The results obtained after the analysis showed that the differentiated activity contributed to the students' learning. So using the various methodologies related to IM theory assists in the learning of students in the various contents.
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas
Ensino e Aprendizagem
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5085
Data do documento: 18-Dez-2017
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIVA.pdf4,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.