Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5085
Type: Monografia
Título : Estudo sobre a contribuição das inteligências múltiplas no ensino de física
Author: Piva, Caroline Maria Pacheco
First advisor: Almeida, Viviane Scheibel de
Resume: O presente trabalho consiste no estudo da Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Gardner, proposta em meados de 1995. Gardner elencou oito inteligências e a partir disso, várias metodologias de ensino foram desenvolvidas. O objetivo deste trabalho é verificar a contribuição desta teoria para o ensino e também para a aprendizagem dos estudantes, na disciplina de Física no ensino médio, tendo como base o conteúdo sobre Leis de Newton. A partir da aplicação de um questionário, respondido pelos estudantes dos primeiros anos do ensino médio do Colégio Estadual Padre Réus e Colégio Estadual do Campo Castelo Branco, na cidade de Pérola D’Oeste - PR, verificou-se qual das inteligências mais se destacou. Com o resultado do questionário, pode-se construir uma atividade didática diferenciada, para o ensino de Física, baseada na teoria das inteligências múltiplas. A partir disso analisou-se os conhecimentos prévios dos alunos e comparou com os conhecimentos adquiridos após as atividades, para que se pudesse concluir se houve ou não contribuição desta teoria no ensino de Física, mais especificamente o conteúdo sobre Leis de Newton. Os resultados obtidos após as análises, demonstraram que a atividade diferenciada contribuiu na aprendizagem dos alunos. Assim usar-se das metodologias diversas relacionadas a teoria IM auxilia na aprendizagem dos alunos nos diversos conteúdos.
Resumen : The present work consists of the Gardner´s study of the Theory of Multiple Intelligences (IM), proposed in the middle of 1995. Gardner listed eight intelligences and from this, several teaching methodologies were developed. The objective of this work is to check the collaboration of this theory for the teaching and learning of the students, in the discipline of Physics in high school, based on the content on Newton's Laws. From the application of a questionnaire, answered by the students of the first years of high school of the State College Father Réus and State College Castelo Branco, in the Pérola D'Oeste city - PR, it was verified which of intelligences more stood out. With the questionnaire results, one can construct a didactic activity differentiated, for the teaching of Physics, based on the theory of multiple intelligences. From this we analyzed the students' previous knowledge and compared it with the knowledge acquired after the activities, so that it could be concluded whether or not there was contribution of this theory in the teaching of Physics, more specifically the content on Newton's Laws. The results obtained after the analysis showed that the differentiated activity contributed to the students' learning. So using the various methodologies related to IM theory assists in the learning of students in the various contents.
Palabras clave : Inteligências Múltiplas
Ensino e Aprendizagem
Didática
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5085
Fecha de publicación : 18-dic-2017
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIVA.pdf4.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.