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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee2Fiorentin, Renata-
dc.creatorBarberini, Alíssia-
dc.date2015-12-02-
dc.date.accessioned2017-06-26T13:38:02Z-
dc.date.available2015-12-22-
dc.date.available2017-06-26T13:38:02Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/508-
dc.description.resumoOs momentos de alimentação ocupam um espaço significativo na rotina das instituições de Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho busca investigar se a alimentação faz parte das propostas pedagógicas das escolas estudadas, analisando o ato de comer na coletividade e em seus aspectos culturais, éticos e estéticos. A pesquisa se fez em torno das observações realizadas durante os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizados respectivamente nos anos de 2014 e 2015. Por meio dos estudos realizados em espaço escolar, verificou-se que o ato de comer imprime características culturais, desde as escolhas alimentares até a forma de se comportar à mesa, apresentando aspectos ligados a construções sociais feitas cotidianamente. Em relação à ética alimentar, percebeu-se que por ser um espaço alimentar coletivo, o cuidado se volta para o controle dos corpos infantis, permeado de regras e normas. Quanto à estética da comida, percebeu-se que a alimentação, na maioria das vezes, é servida em pratos prontos, sendo que a criança tem pouca possibilidade de escolha, além de apresentar tempo cronometrado para alimentar-se. Com os resultados obtidos foi possível verificar que a alimentação define rotinas escolares, porém não é vista como pertencente ao trabalho pedagógico. Considerando os resultados, é importante a elaboração de estratégias pedagógicas que valorizam o alimento e o ato de comer, seus aspectos culturais, emocionais e afetivos a fim de tornar a pedagogia da comida uma possibilidade para construção de aprendizagens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-23T15:54:28Z No. of bitstreams: 1 BARBERINI.PDF: 2887403 bytes, checksum: 44f8fff976064d73101127b0eb53f3a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-26T13:38:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARBERINI.PDF: 2887403 bytes, checksum: 44f8fff976064d73101127b0eb53f3a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T13:38:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARBERINI.PDF: 2887403 bytes, checksum: 44f8fff976064d73101127b0eb53f3a5 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia da comidapt_BR
dc.subjectProcesso da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePedagogia da comida : cultura, ética, estética e aprendizagem nos processos da alimentação das crianças na escola de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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