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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/508
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Rodrigo Saballa de | - |
dc.contributor.referee1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee2 | Fiorentin, Renata | - |
dc.creator | Barberini, Alíssia | - |
dc.date | 2015-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T13:38:02Z | - |
dc.date.available | 2015-12-22 | - |
dc.date.available | 2017-06-26T13:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/508 | - |
dc.description.resumo | Os momentos de alimentação ocupam um espaço significativo na rotina das instituições de Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho busca investigar se a alimentação faz parte das propostas pedagógicas das escolas estudadas, analisando o ato de comer na coletividade e em seus aspectos culturais, éticos e estéticos. A pesquisa se fez em torno das observações realizadas durante os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizados respectivamente nos anos de 2014 e 2015. Por meio dos estudos realizados em espaço escolar, verificou-se que o ato de comer imprime características culturais, desde as escolhas alimentares até a forma de se comportar à mesa, apresentando aspectos ligados a construções sociais feitas cotidianamente. Em relação à ética alimentar, percebeu-se que por ser um espaço alimentar coletivo, o cuidado se volta para o controle dos corpos infantis, permeado de regras e normas. Quanto à estética da comida, percebeu-se que a alimentação, na maioria das vezes, é servida em pratos prontos, sendo que a criança tem pouca possibilidade de escolha, além de apresentar tempo cronometrado para alimentar-se. Com os resultados obtidos foi possível verificar que a alimentação define rotinas escolares, porém não é vista como pertencente ao trabalho pedagógico. Considerando os resultados, é importante a elaboração de estratégias pedagógicas que valorizam o alimento e o ato de comer, seus aspectos culturais, emocionais e afetivos a fim de tornar a pedagogia da comida uma possibilidade para construção de aprendizagens. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-23T15:54:28Z No. of bitstreams: 1 BARBERINI.PDF: 2887403 bytes, checksum: 44f8fff976064d73101127b0eb53f3a5 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da comida | pt_BR |
dc.subject | Processo da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Pedagogia da comida : cultura, ética, estética e aprendizagem nos processos da alimentação das crianças na escola de educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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