Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/508
Tipo: | Monografia |
Título: | Pedagogia da comida : cultura, ética, estética e aprendizagem nos processos da alimentação das crianças na escola de educação infantil |
Autor(es): | Barberini, Alíssia |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
Primeiro membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Segundo membro da banca: | Fiorentin, Renata |
Resumo: | Os momentos de alimentação ocupam um espaço significativo na rotina das instituições de Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho busca investigar se a alimentação faz parte das propostas pedagógicas das escolas estudadas, analisando o ato de comer na coletividade e em seus aspectos culturais, éticos e estéticos. A pesquisa se fez em torno das observações realizadas durante os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizados respectivamente nos anos de 2014 e 2015. Por meio dos estudos realizados em espaço escolar, verificou-se que o ato de comer imprime características culturais, desde as escolhas alimentares até a forma de se comportar à mesa, apresentando aspectos ligados a construções sociais feitas cotidianamente. Em relação à ética alimentar, percebeu-se que por ser um espaço alimentar coletivo, o cuidado se volta para o controle dos corpos infantis, permeado de regras e normas. Quanto à estética da comida, percebeu-se que a alimentação, na maioria das vezes, é servida em pratos prontos, sendo que a criança tem pouca possibilidade de escolha, além de apresentar tempo cronometrado para alimentar-se. Com os resultados obtidos foi possível verificar que a alimentação define rotinas escolares, porém não é vista como pertencente ao trabalho pedagógico. Considerando os resultados, é importante a elaboração de estratégias pedagógicas que valorizam o alimento e o ato de comer, seus aspectos culturais, emocionais e afetivos a fim de tornar a pedagogia da comida uma possibilidade para construção de aprendizagens. |
Palavras-chave: | Educação infantil Pedagogia da comida Processo da aprendizagem Prática pedagógica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/508 |
Data do documento: | 23-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBERINI.PDF | 2.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.