Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/508
Type: Monografia
Título : Pedagogia da comida : cultura, ética, estética e aprendizagem nos processos da alimentação das crianças na escola de educação infantil
Author: Barberini, Alíssia
First advisor: Carvalho, Rodrigo Saballa de
metadata.dc.contributor.referee1: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee2: Fiorentin, Renata
Resume: Os momentos de alimentação ocupam um espaço significativo na rotina das instituições de Educação Infantil. Por essa razão, o presente trabalho busca investigar se a alimentação faz parte das propostas pedagógicas das escolas estudadas, analisando o ato de comer na coletividade e em seus aspectos culturais, éticos e estéticos. A pesquisa se fez em torno das observações realizadas durante os Estágios Curriculares Supervisionados em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizados respectivamente nos anos de 2014 e 2015. Por meio dos estudos realizados em espaço escolar, verificou-se que o ato de comer imprime características culturais, desde as escolhas alimentares até a forma de se comportar à mesa, apresentando aspectos ligados a construções sociais feitas cotidianamente. Em relação à ética alimentar, percebeu-se que por ser um espaço alimentar coletivo, o cuidado se volta para o controle dos corpos infantis, permeado de regras e normas. Quanto à estética da comida, percebeu-se que a alimentação, na maioria das vezes, é servida em pratos prontos, sendo que a criança tem pouca possibilidade de escolha, além de apresentar tempo cronometrado para alimentar-se. Com os resultados obtidos foi possível verificar que a alimentação define rotinas escolares, porém não é vista como pertencente ao trabalho pedagógico. Considerando os resultados, é importante a elaboração de estratégias pedagógicas que valorizam o alimento e o ato de comer, seus aspectos culturais, emocionais e afetivos a fim de tornar a pedagogia da comida uma possibilidade para construção de aprendizagens.
Palabras clave : Educação infantil
Pedagogia da comida
Processo da aprendizagem
Prática pedagógica
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/508
Fecha de publicación : 23-jun-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARBERINI.PDF2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.