Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5103
Tipo: Monografia
Título: Compreensões sobre o Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
Título(s) alternativo(s): Understanding about the Pedagogical Residence Program at the Federal University of the South Campus Realeza
Autor(es): Parizoto, Lilian Carla
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: Pensar no futuro da educação não é uma tarefa fácil, ao contrário, desafiadora. A história do sistema educacional assim como a formação de professores e as diretrizes legais da educação superior, vem sofrendo inúmeras mudanças, com a perspectiva de qualificar ainda mais a formação. Por isso, a importância de diferentes propostas de formação como o Programa Residência Pedagógica (PRP), com intuito de auxiliar no exercício da prática profissional, atrelando-se assim, aos estágios curriculares obrigatórios e auxiliando ainda mais na formação docente. O nosso objetivo com esse trabalho é analisar como o PRP influencia na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química do campus Realeza e na formação continuada dos preceptores). Para obtenção dos dados, foi realizada pesquisa qualitativa, em que participaram de questionários 12 (doze) residentes participantes do Programa, e escrita de narrativa de 2 (dois) professores preceptores. A análise dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessa pesquisa, pode-se compreender a importância de programas como o PRP na formação acadêmica de licenciandos, permitindo a maior aproximação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Ensino Básico (EB), possibilitando uma visão diferente aos licenciandos e preceptores, quanto aos aspectos de ensino e de formação, bem como repercute positivamente na formação de um profissional com conhecimento e experiência docente para atuar dentro das salas de aula e das escolas.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem
Estágio
Formação de Professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5103
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARIZOTO.pdf890,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.