Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5105
Type: Monografia
Título : Educação infantil: uma verdade desvelada
Author: Silva, Samara Terres da
Bitelo, Tailane da Silva
First advisor: Seganfredo, Katia Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Beltrame, Lisaura Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Pianovski, Regina Bonat
Resume: Esta pesquisa foi desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso, de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Considerando que a educação infantil é uma fase importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, esta pesquisa problematiza a educação infantil no campo. O objetivo principal é analisar, como o acesso à educação infantil das crianças que moram em áreas rurais interfere no desenvolvimento e na aprendizagem nos anos iniciais. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, embasada por Minayo (2008) e Severino (2014). As fontes de pesquisa foram a análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo, com realização de entrevistas. A pesquisa traz como fundamentação teórica os autores Lima; Melo (2020), Pereira; Castro (2021), Caldart (2009), Souza (2012), Caldart; Pereira; Alentejano; Frigotto (2012), Martins (2015), Paschoal; Machado (2009), Barbosa e Fernandes (2013), Barbosa; Silva; Pasuch; Leal; Silva; Freitas; Albuquerque (2012), Ribeiro; Silva (2013). A pesquisa está organizada em três capítulos, no primeiro abordamos os conceitos de Educação Rural, Educação do Campo e Educação Infantil no Campo, realizando uma contextualização sobre a trajetória da educação infantil e as dificuldades de acesso à educação enfrentados nas áreas rurais. O segundo capítulo, trata da análise dos dados de ingresso, permanência e acesso à educação infantil e anos iniciais, coletados a partir da pesquisa de campo realizada na Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa. Por fim, analisamos o desempenho escolar de crianças dos anos iniciais, associadas ao acesso à educação infantil.
Resumen : This research was developed for the Final Paper of the degree in Pedagogy from Universidade Federal da Fronteira do Sul (Federal University of Fronteira Sul). Considering that early childhood education is an important stage in children's development and learning, this research problematizes early childhood education in the countryside. The main purpose is to analyze how access to childhood education of children living in rural areas interferes with development and learning in the early years. The research was developed based on a qualitative approach, supported by Minayo (2008) and Severino (2014). The research sources were based on the bibliographic, documental and field research analysis with interviews. The research brings as theoretical foundation the authors Lima; Melo (2020), Pereira; Castro (2021), Caldart (2009), Souza (2012), Caldart; Pereira; Alentejo; Frigotto (2012), Martins (2015), Paschoal; Machado (2009), Barbosa and Fernandes (2013), Barbosa; Silva; Pasuch; Loyal; Silva; Freitas; Albuquerque (2012), Ribeiro; Silva (2013). The research is split into three parts. In the first part, we address the concepts of Rural Education, Countryside Education and Early Childhood Education in the countryside, providing a contextualization of the path of early childhood education and the struggles people face when accessing education in rural areas. The second part deals with the data analysis on admission, permanence and access to early childhood education collected from field research carried out at Alípio José da Rosa Public School. Finally, we analyzed the school performance of children associated with access to early childhood education.
Palabras clave : Escola rural
Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5105
Fecha de publicación : 7-oct-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.