Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5106
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O papel da gestão na educação inclusiva
Autor(es): Marcon, Gustavo Sergio
Rossato, Luiz Henrique
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Resumo: Este artigo de caráter bibliográfico e documental, traz aspectos sobre a gestão e a inclusão e como essas duas áreas podem e precisam estar em sincronia para a proposta de uma gestão inclusiva. A partir da análise de artigos e documentos orientadores do MEC, traz aspectos de como vem sendo descritas, nas pesquisas acadêmicas, a construção de um ambiente inclusivo e a coordenação da escola de maneira inclusiva e participativa. As análises foram organizadas em dois eixos principais: o papel da gestão associado ao olhar dos gestores e a gestão democrática, criados a partir da seleção e análise de 7 artigos e 2 documentos orientadores do MEC. As conclusões indicam que a gestão inclusiva só pode ser efetivada com a proposta de uma gestão democrática participativa, e os gestores precisam manter um olhar atento à diversidade e promover a participação da comunidade escolar nos processos decisórios.
Abstract/Resumen: This bibliographical and documental article brings aspects about management and inclusion and how these two areas can and need to be in sync for the proposal of an inclusive management. Based on the analysis of articles and guiding documents from MEC, it brings aspects of how the construction of an inclusive environment and the coordination of the school in an inclusive and participatory way have been described in academic research. The analyses were organized in two main axes: the role of management associated to the managers' view and the democratic management, created from the selection and analysis of 7 articles and 2 guiding documents from MEC. The conclusions indicate that inclusive management can only be effective with the proposal of participatory democratic management, and that managers need to keep an attentive eye on diversity and promote the participation of the school community in decision-making processes.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Administração da escola
Gestão democrática da educação
Inclusão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5106
Data do documento: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCON.pdf375,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.