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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Impacto de ações educativas no estado nutricional de crianças
Autor(es): Kerber, Cleide Teresinha
Primeiro Orientador: Bleil, Rozane Aparecida Toso
Primeiro coorientador: Fanin, Élister Lílian Brum Balestrin
Resumo: Objetivo: avaliar uma proposta de intervenção educativa em alimentação e nutrição quanto ao seu impacto no estado nutricional de crianças, uma escola de um município no Oeste do Paraná. Materiais e métodos: foi realizada avaliação antropométrica juntamente com a aplicação de dois questionários, um Recordatório de 24 horas e outro sobre a frequência do consumo alimentar baseado nos Dez Passos Para Uma Alimentação Saudável. A antropometria e a avaliação do consumo alimentar foram realizadas em dois momentos: antes e após a intervenção educativa, realizada por meio de cinco oficinas sobre alimentação e nutrição. Resultados: observou-se em ambos os momentos alta prevalência de excesso de peso (39,3%), o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados nas grandes e pequenas refeições, a maioria (47,25%) realizava de 4 a 6 refeições ao dia, o consumiam frutas de 3 a 5 vezes ao dia, legumes e verduras de 1 a 2 vezes ao dia mostrando resultados positivos nestes itens. As bebidas açucaradas eram consumidas menos de 2 vezes na semana e o consumo de guloseimas era raro em ambos os momentos. A ingestão de água era de 4 a 6 copos ao dia, a maioria praticava atividade física na escola ou complementar e uma minoria adicionava sal aos alimentos preparados. Os resultados mostraram que não ocorreram mudanças estatisticamente significativas antes e após as intervenções educativas, sendo possível que o pouco tempo de intervenção possa ter contribuído para tal resultado. Conclusão: a utilização de intervenções educativas são ferramentas importantes para uma melhor compreensão dos escolares sobre alimentação e nutrição, podendo aumentar a ingestão de alimentos saudáveis e assim, melhorar a qualidade da alimentação bem como a saúde da população escolar. Porém, esta deve ser realizada de modo mais efetivo, com maior tempo destinado ao tema, mínimo 6 meses entre uma intervenção e outra e, sobretudo, que seja incluída não apenas em alguns momentos, mas como parte do currículo escolar.
Abstract/Resumen: Objective: to evaluate a proposal of educational intervention in food and nutrition carried out in a school of a municipality in the West of Paraná. Materials and methods: anthropometric evaluation together with the application of two questionnaires, one on food consumption from the previous day and another on the frequency of food consumption based on the Ten steps to healthy eating. The anthropometry and the evaluation of food consumption were performed in two moments: before and after educational intervention, carried out through five workshops on food and nutrition. Results: it was observed in both moments the prevalence of eutrophy (60,5%), consumption of in natura or minimally processed in large and small meals (47,25%), most made 4 to 6 meals a day, consumed fruits 3 to 5 times a day, vegetables 1 to 2 times a day. Sugary drinks were consumed less than 2 times a week and consumption of candy was rare. Ingestion of water was 4 to 6 glasses, most practiced physical activity and a minority added salt to food prepared. The results showed no statistically significant changes before and after educational interventions, and it may be that the short time of activities may have contributed to this result. Conclusion: The use of educational interventions are important tools for better understanding of schoolchildren about food and nutrition, and may increase the intake of healthy foods and thus improve the quality of food as well as the health of the population school. However, this should be done more effectively, with more time devoted to the topic and, above all, that it be included not only in certain moments, but as part of the school curriculum.
Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional
Hábitos Alimentares
Obesidade
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5176
Data do documento: 5-Dez-2018
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