Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522
Tipo: Monografia
Título: O surdo na escola inclusiva : aproximações entre visual e alfabetização cartográfica
Autor(es): Basso, Catia Roseli Ritter
Primeiro Orientador: Paim, Robson Olivino
Primeiro membro da banca: Spinelli, Juçara
Segundo membro da banca: Lepke, Sonize
Resumo: O objetivo do presente trabalho está na investigação de argumentos que nos remetam às contribuições que o letramento visual oferece para o processo de ensino-aprendizagem dos surdos e para a alfabetização cartográfica destes sujeitos. Tendo em vista estas questões, a pesquisa precisou aprofundar-se em outras indagações que envolvem a complexidade da educação dos surdos. Neste estudo, a nossa concepção sobre o surdo, não leva em consideração a visão clínica destes sujeitos, mas sim, a perspectiva de indivíduos culturalmente diferentes. Os surdos estão inseridos no grupo de pessoas com necessidades educacionais especiais, por isso, aspectos referentes à inclusão de pessoas com deficiência em turmas de ensino regular tornaram-se relevantes em nossas discussões. Nossa maior ênfase está em apresentar alternativas que possibilitem o melhoramento na educação dos surdos, neste sentido, buscamos conduzir esta pesquisa para as contribuições do letramento visual. Além disso, discutir a alfabetização cartográfica destes sujeitos e de que forma a ênfase na visualidade de imagens pode contribuir neste processo. Esta monografia desenvolveu-se a partir da revisão bibliográfica, e nos trouxe muitas demandas que foram contempladas neste estudo e outras que ainda buscaremos contemplar em estudos futuros, demonstrando com isso a complexidade que é a educação dos surdos.
Palavras-chave: Educação dos surdos
Letramento visual
Alfabetização cartográfica
Ensino da geografia
Escola inclusiva
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522
Data do documento: 21-Jun-2016
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BASSO.PDF1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.