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Tipo: Dissertação
Título: Os desafios da implementação da base nacional comum curricular nas escolas públicas de ensino fundamental de Ponte Serrada - SC
Autor(es): Santos, Karine Aparecida Ribeiro dos
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Marquezan, Fernanda Figueira
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Ponte Serrada - SC. Para tal, considerou as concepções da gestão escolar (diretor/a), bem como da coordenadoria geral municipal, sobre os desafios quanto à implementação da BNCC nos documentos, na prática pedagógica e no cotidiano das escolas. Optou-se pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerada um documento relevante para a Educação Brasileira, uma vez que define as aprendizagens essenciais que todo o estudante deve desenvolver. Além de ser obrigatória, norteia a elaboração de todos os currículos nacionais. Diante disso, o interesse pelo estudo deveu-se à premência de compreender as formas como as escolas estão incorporando a BNCC no currículo, no Projeto Político-Pedagógico (PPP), nos materiais didáticos e na formação continuada de professores. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, sendo que foi realizada uma revisão bibliográfica, uma pesquisa de Estado do Conhecimento e uma pesquisa documental da parte introdutória da BNCC e do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas investigadas com o objetivo de conhecer/identificar como é a organização escolar de cada unidade e analisar quais delas já implementaram a BNCC, observando de que forma está contemplada no documento. Também, uma pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas on-line semiestruturadas, em forma de gravação, com os gestores/diretores e coordenadoria geral municipal das escolas públicas municipais e estaduais de Ensino Fundamental de Ponte Serrada – SC, totalizando cinco (5) instituições, abrangendo, assim, a totalidade das escolas públicas desse município. A reflexão crítica dos dados produzidos foi feita por meio da Análise de Conteúdo, segundo Bardin, seguindo pré- análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os resultados do estudo sugerem um diagnóstico que ainda preocupa a inserção da BNCC nos PPP’s, bem como sua implementação na escola. De tal diagnóstico, foi gerado um produto, o qual se caracteriza como um seminário em que serão apresentados os resultados da pesquisa aos gestores escolares e coordenadoria geral do município. Também, será disponibilizado aos mesmos um relatório digitalizado, contendo o resultado final e as possibilidades de soluções para qualificar o processo de implementação da BNCC, sendo este o produto final da pesquisa. Essa fase final da pesquisa é requisito para conclusão do estudo, uma vez que se trata de Mestrado Profissional em Educação.
Abstract/Resumen: This study aims to investigate the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC) in public elementary schools in Ponte Serrada - SC. To this end, it considered the conceptions of school management (principal), as well as the municipal general coordinator, about the challenges regarding the implementation of the BNCC in documents, in pedagogical practice, and in the daily lives of schools. The BNCC was chosen because it defines the essential learning that every student should develop. Besides being mandatory, it guides the development of all national curricula. Therefore, the interest in the study was due to the urgency of understanding how schools are incorporating the BNCC in the curriculum, the Political-Pedagogical Project (PPP), teaching materials, and the continuing education of teachers. The research is characterized by a qualitative approach, with a literature review, a State of Knowledge survey, and documentary research of the introductory part of the BNCC and the PPP of the schools investigated to know and identify how the school organization of each unit is and analyze which of them have already implemented the BNCC, observing how it is contemplated in the document. Field research was also developed, in which semi- structured online interviews were conducted, in the form of recording, with the managers/directors and municipal general coordinator of the municipal and state public schools of Elementary Education of Ponte Serrada - SC, totaling five (5) institutions, thus covering the totality of the public schools of this municipality. The critical reflection of the data produced was done using Content Analysis, according to Bardin, following pre-analysis, exploration of the material, and treatment of the results obtained and interpretation. The results of the study suggest a diagnosis that still concerns the insertion of the BNCC in the PPPs, and its implementation at school. From this diagnosis, a product was generated, which is characterized as a seminar in which the results of the research will be presented to school managers and the general coordinator of the municipality. Also, a digitalized report will be made available to them, containing the final result and the possibilities of solutions to qualify the process of implementation of the BNCC, this being the final product of the research. This final phase of the research is a requirement for completion of the study since it is a Professional Master's Degree in Education.
Palavras-chave: Implementação BNCC
Currículo
Políticas Educacionais
Gestão Escolar
Formação Continuada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5257
Data do documento: Fev-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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