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Tipo: Monografia
Título: A potencialidade das oficinas temáticas de ciências no Centro de Convivência em Santa Izabel do Oeste - PR
Autor(es): Alonço, Mayra
Primeiro Orientador: Peres, Gisele Louro
Resumo: Historicamente os serviços assistenciais traçaram uma caminhada marcante na constituição dos direitos, especialmente no que se diz respeito a crianças e adolescentes. Os serviços de proteção foram intensificados nos últimos anos e assim surge o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atende indivíduos em situação de vulnerabilidades sociais. A presente pesquisa ocorreu em um espaço educativo que oferece esse serviço que é denominado Centro de Convivência, com o objetivo demonstrar a potencialidade das oficinas temáticas de educação em Ciências e defender sua inserção no programa como alternativas significativas de aprendizados, promovendo transformação social e fortalecendo o desenvolvimento humano através da interação dialógica entre os diferentes atores sociais. Foram utilizados diferentes tipos de instrumentos e formas de linguagens para o desenvolvimento das oficinas, onde a autonomia dos envolvidos foi um dos pontos mais marcantes deste trabalho. Um dos instrumentos utilizados foi a caixa de dúvidas: FALA QUE EU ESCUTO e a partir dela, coletamos as inquietudes existentes entre um grupo de adolescentes participantes. Cerca de 75% das perguntas obtidas relacionaram-se as Ciências como preferência. Para analisar esse material utilizamos a Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2007). Para o desenvolvimento das oficinas temáticas utilizamos os momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti, Pernambuco (2002) e a Didática para a Pedagogia Histórico Crítica de Gasparin (2005). A partir da categorização surgiram temas para desenvolver as oficinas temáticas. Neste trabalho, discutiremos as categorias “A Química do Amor” e o “O ambiente”, em que apresentamos que o campo científico pode ser aliado a questões sociais e sentimentais, com a atuação de todos os envolvidos, promovendo a autonomia. Também buscamos envolver os participantes em um processo ativo de construção de seu conhecimento e de reflexão, contribuindo assim para tomadas de decisões e desenvolvimento humano de cada indivíduo.
Abstract/Resumen: Historically, welfare services have traced a remarkable path in the constitution of rights, especially as regards children and adolescents. The protection services have been intensified in recent years and thus arises the service of coexistence and strengthening of bonds that serves individuals in situations of social vulnerabilities. This research was made in an educational space that offers this service that is called the coexistence Center, with the objective to demonstrate the potentiality of the thematic workshops in science education and defend its insertion in the program as significant learning alternatives, promoting social transformation and strengthening human development through dialogical interaction between different social actors. Different types of instruments and languages forms were used to development of thematic workshops, where the autonomy of those involved was one of the most striking points of this work. One of the instruments used was the question box: speak that I hear and from it, we collect the concerns between a group of participating adolescents. About 75% of the questions obtained were related to the sciences such as a preference. To analyze this material, we used the Discursive Textual Analysis (MORAES, Galiazzi, 2007). For the development of thematic workshops, we used the pedagogical Delizoicov, Angotti, Pernambuco moments (2002) and didactics to the Gasparin’s Historical Critical Pedagogy (2005). From the categorization emerged the themes to develop the thematic workshops. In this work, we going to discuss the categories "The Love Chemistry" and "The Environment", which we present that the scientific field can be allied with social and sentimental issues, with the action of all involved, promoting autonomy. We also look for involve the participants in an active process of building their knowledge and reflection, thus contributing to the decisionmaking and human development of each individual.
Palavras-chave: Assistência Social
Oficinas
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5278
Data do documento: 26-Out-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

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