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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5283
Tipo: | Monografia |
Título: | Linguagem matemática: da síncrese a síntese por meio de resoluções de problemas |
Autor(es): | Walerius, Raquel |
Primeiro Orientador: | Deus, Andréia Florêncio Eduardo de |
Resumo: | Inicialmente preciso fazer um breve panorama dos caminhos que percorri, para chegar aqui. Sou licenciada em Matemática e professora da rede municipal de ensino, na cidade de Realeza-PR, em minha ainda breve carreira acadêmica e profissional, não foram poucas as vezes em que fui questionada sobre a minha escolha. Quando criança sempre brincava de ser professora, então quando conclui as séries finais do ensino fundamental, decidi fazer no ensino médio o Curso Formação de Docentes, pois ainda era uma incerta a graduação. Passado um ano da conclusão do ensino médio ingressei no ensino superior, o curso escolhido foi Matemática, disciplina em que sempre tive bom desempenho. Enquanto professora me deparei com situações diversas envolvendo dificuldades de compreensão dos conceitos da Matemática por parte dos alunos. E como consequência, o desinteresse pela disciplina e a construção de conceitos que se transformam em barreiras para aprendizagem. Diante de reflexões sobre a importância do aprendizado da Matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos me deparei com alguns questionamentos, dentre eles o porquê deste cenário? Por que muitos alunos não gostam de matemática? Observando a rotina em sala de aula e o comportamento deles frente a disciplina, percebi que a falta de interesse de alguns alunos, pode estar associado ao fato de que não encontram sentido para os conhecimentos matemáticos. Ou seja, não a veem como uma forma de linguagem presente em seu dia a dia. Portanto, intencionou-se nesta pesquisa compreender os sentidos da Matemática para os alunos de uma turma de 5⁰ano de uma escola localizada no município de Realeza - PR. A pesquisa será realizada com base nos pressupostos epistemológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1991), Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (GASPARIN, 2002) e a tendência em Educação Matemática: Resolução de Problemas (POLYA, 1995). A constituição dos dados será por meio da realização de um plano de aula seguindo a proposta de Gasparin (2002), para assim identificar os conhecimentos prévios dos alunos na prática social inicial e os novos conhecimentos na prática social final. Os objetivos específicos deste trabalho foram: conhecer quais são os sentidos que os alunos atribuem aos conteúdos matemáticos que conhecem; analisar se os alunos conseguiam resolver situações-problemas partindo dos conhecimentos que já possuem; e analisar o progresso dos alunos da prática social inicial até a prática social final por meio de observação das atividades realizadas e por meio de descrição. |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental Didática Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5283 |
Data do documento: | 27-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade |
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