Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5334
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental: os conhecimentos mobilizados por licenciandos em matemática
Autor(es): Moroso, Patricia
Primeiro Orientador: Melo, Marisol Vieira
Resumo: A pesquisa visa identificar que conhecimentos são mobilizados por licenciandos do Curso de Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó ao se depararem com situações matemáticas resolvidas por estudantes em fase de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Esse estudo de abordagem qualitativa que, a partir de um questionário, aplicado a 25 licenciandos do Curso de Matemática que participam do Programa de Residência Pedagógica/Capes (PRP), que estão em situações de estágio curricular e, portanto, de vivências escolares. Estes licenciandos-residentes desenvolvem suas atividades de iniciação à docência junto ao PRP, prioritariamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no entanto, algumas ações desses residentes foram desenvolvidas também nos Anos Iniciais. Assim, os licenciandos foram levados a analisar questões que abrangiam situações matemáticas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e desse modo, manifestarem seus conhecimentos acerca das atividades propostas. Diante das respostas dos licenciandos buscaram-se indícios dos conhecimentos mobilizados por eles e, para tanto, a análise se fundamentou na base de conhecimentos de Lee Shulman. Desta forma, percebe-se que a formação acadêmica dos licenciandos-residentes vem sendo assimilada e colocada em prática, já que eles apontaram indícios dos conhecimentos necessários para a atuação docente, como conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico geral e conhecimento dos alunos e suas formas distintas de aprender.
Abstract/Resumen: This research aims to identify the mobilized knowledge by Mathematics undergraduate students of the Federal University of Fronteira Sul Campus Chapecó when they noticed mathematical situations solved by students in transition from the early year of elementary school to the last years of middle school. This qualitative approach study which is based on a questionnaire, applied to twenty-five Mathematics undergraduate students who participate in the Pedagogical Residency Program / Capes (PRP), who are in situations of curricular internship and, consequently, of school experiences. These undergraduate resident students carry out their teaching initiation activities with the PRP, primarily in the final years of middle school, however, some actions of these residents were also developed in the early years. Thus, the undergraduate students were led to analyze questions that covered mathematical situations of the Early Years of Elementary School and as a result, express their knowledge about the proposed activities. Faced the answers of the undergraduate students, we sought evidence of the knowledge mobilized by them and for that reason the analysis was based on the knowledge base of Lee Shulman. In view of that, it is clear that the academic education of undergraduate resident students has been assimilated and put into practice, as they pointed to evidence of the necessary knowledge for teaching performance, such as content knowledge, general pedagogical knowledge, their students' knowledge and their own distinct ways of learning.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Matemática
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5334
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOROSO.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.