Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5336
Tipo: Monografia
Título: A(O) pedagoga(O) no Sistema Único de Saúde (SUS) e a (Trans)disciplinaridade: representações sociais de profissionais de saúde em um Hospital Público do Oeste Catarinense
Autor(es): Pedroso, Larissa Maria Ritter
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Primeiro membro da banca: Graff, Patrícia
Segundo membro da banca: Brum, Crhis Netto de
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo qualitativa realizada em um Hospital da Criança em Santa Catarina sobre a atuação do pedagogo no Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho transdisciplinar. Aliada ao estudo da Teoria da Representações Sociais, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de políticas de atenção à saúde como Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) a análise nos permitiu compreender as relações entre os profissionais da saúde e quais as representações presentes no imaginário da equipe em relação a atuação de um pedagogo no SUS. Sendo a educação e a saúde, direitos de todos e deveres constitucionais do Estado, independente do ambiente e situação em que o sujeito se encontra, analisar como se configuram as relações (trans)disciplinares entre a equipe multiprofissional de saúde e a(o) pedagoga(o), considerando suas possibilidades de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e no processo de hospitalização da criança e do adolescente se faz necessário, pois o atendimento integral é a forma de reconhecer a complexidade do ser humano e respeitar as peculiaridades de cada um. Inicialmente, selecionamos dois hospitais que não foram contemplados na pesquisa do projeto matriz. Devido a algumas limitações, realizamos a pesquisa somente no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, localizado na cidade de Chapecó/SC. Os participantes do estudo foram selecionados de acordo com a Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998 que define as categorias profissionais que compõem a equipe multiprofissional. Foram entrevistados, ao todo, 09 (nove) profissionais da Saúde, Médica, Residentes em Pediatria, auxiliares de enfermagem, enfermeira, Fisioterapeuta Ocupacional e Assistente Social. O estudo evidenciou que as representações presentes no imaginário das profissionais da equipe de saúde multi em relação ao trabalho inter(trans)disciplinar, e, a atuação da(o) pedagoga(o) no ambiente hospitalar, estão baseadas nas experiências vividas por elas nesse ambiente, e no senso comum sobre o que é a pedagogia e quais são os espaços que este profissional poderá atuar. Sob a luz da Teoria das Representações Sociais, pudemos compreender que esse senso comum aliado ao conhecimento científico pode produzir novos conhecimentos quando houver interação entre os sujeitos e troca de saberes.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde
Pedagogia
Hospital da Criança em Santa Catarina
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5336
Data do documento: 15-Jan-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROSO.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.