Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/536
Type: | Monografia |
Title: | A importância dos projetos de extensão universitária na formação de professores: o caso do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo (Ciências Naturais e Matemática e Ciências Agrárias) da Universidade Federal da Fronteira sul campus de Laranjeiras do Sul/PR |
Author: | Souza, Celso Caitano de |
First advisor: | Zeneratti, Fábio Luiz |
Resume: | A presente pesquisa objetivou investigar as contribuições dos projetos de extensão universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Laranjeiras do Sul na formação de professores do curso de Educação no Campo (Ciências Naturais e Matemática e Ciências Agrárias). Para iniciar a pesquisa, partiu-se do resgate de dados sobre o nascedouro da extensão na Europa e no Brasil. Em relação à formação de professores, partiu-se da premissa que a extensão universitária é de suma importância na formação do acadêmico e que as experiências obtidas neste processo podem ampliar a sua compreensão em relação às atribuições da profissão como professor de Educação no Campo. A metodologia empregada fixou-se na pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores do curso de Educação no Campo que são ou foram coordenadores de projetos de extensão na universidade e com acadêmicos do mesmo curso que participam ou participaram de projetos de extensão. Do ponto de vista quantitativo, por meio dos dados oficiais fornecidos pelo Setor de Extensão e Cultura, a pesquisa identificou o total de projetos desenvolvidos pela UFFS de 2010 a 2016. Foram realizadas entrevistas individuais com três professores e com seis acadêmicos. A análise dos dados indica que a extensão universitária da UFFS pode contribuir na medida em que auxilia na formação de profissionais mais críticos, autônomos, que sabem ouvir e respeitar a realidade dos sujeitos do campo. |
Abstract: | The present study aimed to investigate at contributions of university extension projects of the Federal University of the Southern Frontier (UFFS) Laranjeiras do Sul campus in teacher training in the Field Education course (Natural Sciences and Mathematics and Agrarian Sciences). To start the search, resorted to data rescue about the breeder of extension in Europe and Brazil. Regarding the teacher training, It was based on the premise that the university extension it is of the utmost importance in the formation of the academic and that experiences obtained in this process can expand the your understanding regarding at attributions of profession as a teacher of education in the field. The methodology used was fixed in the bibliographic research, documentary and semi-structured interviews carried out with teachers of the field education course who are or have been coordinators of extension projects at university and with academics of the same course what participated in or participating in extension projects. From the quantitative point of view, the research identified the total of projects developed by UFFS from 2010 to 2016 with official data provided by the Extension and Culture Sector. Individual interviews were conducted with three professors and six academics. Data analysis indicates that the university extension of UFFS can contribute to the extent that assists in the formation of more critical professionals, autonomous, who know how to listen and respect the reality of the subjects of the field. |
Keywords: | Extensão universitária Educação no campo Formação de professores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/536 |
Issue Date: | 16-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.