Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5428
Tipo: Dissertação
Título: Uma discussão sobre a relação entre isometria e simetria através da meta análise
Autor(es): Rosa, Ozéias Teixeira da
Primeiro Orientador: Menoncini, Lucia
Primeiro membro da banca: Basei, Ana Maria
Segundo membro da banca: Kist, Milton
Resumo: O presente trabalho parte da problemática de que há divergências e confusões em torno dos conceitos de isometria e de simetria nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em coleções de livros didáticos e em livros destinados principalmente a professores de matemática. Considerando essa problemática, foi realizada uma pesquisa meta-análise para investigar a questão: Qual a relação entre isometria e simetria de figuras planas? Para isso, uma amostra de onze obras foram analisadas. Sete delas, são os livros mais citados em uma amostra de 74 dissertações, teses ou artigos, que têm como assunto principal as isometrias e/ou simetrias. As outras quatro obras estão relacionadas ao contexto do Movimento da Matemática Moderna - MMM, pois foi nesse movimento que as isometrias e simetrias foram inseridas no currículo da Educação Básica. A fundamentação teórica se baseou na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Em especial, foram realizados tratamentos nos registros das línguas (língua natural e formal) para comparar definições e conceitos, e realizadas conversões entre representações nos registros algébrico e figural e vice-versa, para comparar e explicar conceitos e fazer demonstrações. A investigação da relação entre isometria e simetria envolveu discussões sobre a classificação das isometrias e simetrias, sobre a simetria e a figura simétrica, além de uma retomada dos assuntos de funções e estruturas algébricas, principalmente grupos diedrais e cíclicos. Os resultados das obras analisadas e o confronto dos dados mostram que não há divergências sobre o conceito de isometria, pois todos os autores concordam direta ou indiretamente que isometria é uma transformação geométrica que preserva distâncias. Contudo, o mesmo não ocorre com o conceito de simetria e as classificações das isometrias e simetrias, sendo que essas divergências implicaram em uma confusão sobre a relação entre isometria e simetria. Desta forma, a simetria se apoia no conceito de invariância, por este ser mais preciso formalmente, por estar intrínseco ao estudo de estruturas algébricas e pelo fato de que todas as outras interpretações sobre simetria que omitem ou ignoram o conceito de invariância, acabam gerando confusões.
Abstract/Resumen: The actual assignment is based on the problem that there are divergences and confusions about the concepts of isometry and symmetry at Parâmetros Curriculares Nacionais– PCNs at Base Nacional Comum Curricular – BNCC, in textbook collections and in books intended mainly for mathematics teachers. Considering this problematic topic, it was conducted a meta-analysis research to investigate the issue: What is the relationship between isometry and symmetry of flat shapes? So, a sample of eleven works were analyzed. Seven of them are the most cited books in a sample of 74 dissertations, theses, or articles, which they have as main subject the isometry and/or symmetries. The other four works are related to the context of the New Mathematics Movement, because it was in this movement that the isometry and symmetries were inserted in the curriculum of Basic Education. The theoretical foundation was based on Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation of Records. In special, it was performed treatments in the language records (natural and formal language) to compare definitions and concepts, and conversions were performed between representations in algebraic and figural records and vice versa, to compare and explain concepts and have demonstrations. The investigation of the relationship between isometry and symmetry involved discussions on the classification of isometries and symmetries, about symmetry and symmetrical figure, in addition to a resumption of the subjects of algebraic functions and structures, mainly dihedral and cyclic groups. The results of the analyzed works and the comparison of the data show us that there are no divergences on the concept of isometry because all the authors agree directly or indirectly that isometry is a geometric transformation which preserves distances. However, the same does not occur with the concept of symmetry and the classifications of isometry and symmetries, so these divergences implied a confusion about the relationship between isometry and symmetry. Thus, the symmetry is based on the concept of invariance because it is more formally accurate, because it is intrinsic to the study of algebraic structures and because all other interpretations about symmetry that omit or ignore the concept of invariance end up generating confusion.
Palavras-chave: Matemática
Geometria
Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Movimento da Matemática Moderna
Isometria
Simetria
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5428
Data do documento: 25-Fev-2022
Nível: Mestrado profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.