Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5432
Tipo: Monografia
Título: Didática e mediação na Educação de Jovens e Adultos: o que as pesquisas revelam
Autor(es): Vieira, Natálie
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Garbin, Rodimar
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: A temática central dessa investigação é a didática e a mediação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetiva mapear, sistematizar, analisar e divulgar o conhecimento produzido sobre a mediação e a didática na EJA, representado pelas dissertações de mestrado e teses de doutorado da Educação de Jovens e Adultos, situados na Biblioteca digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), visando contribuir para a construção do Estado do Conhecimento sobre o tema. O percurso metodológico utilizado está orientado na pesquisa bibliográfica fundamentada nas pesquisas de Lakatos e Marconi (2003), sendo sua concepção sustentada a partir do Estado do Conhecimento e da análise de dados realizada de forma qualitativa de Gamboa (2003). O embasamento teórico dessa pesquisa acontece por meio dos estudos de alguns autores, como: SANCEVERINO (2016; 2019); VEIGA (1996); LAFFIN (2001; 2019); LIBÂNEO (2006); CHARLOT (1996); (AMORIN; SANTOS; PEREIRA, 2018); (COSTA, 2013); HADDAD (2000; 2007); DI PIERRO (2000; 2001; 2005); ARROYO (2001; 2005); GADOTTI (1979; 1981; 2016); FREIRE (1963; 1987; 1986; 2005), entre outros. O Estado do Conhecimento nessa monografia se dá a partir do problema: O que às pesquisas sobre a EJA vem apontando acerca da mediação e da didática na Educação de Pessoas Jovens e Adultos no Brasil? Alguns dos resultados encontrados para essa indagação foram que a mediação precisa ser realizada com afetividade, respeito, confiança, dialogicidade, flexibilidade do/a docente com horários e conteúdos e que essa mediação precisa ser planejada, pesquisada, estudada. Alguns resultados acerca da didática foram que essa, precisa acontecer de acordo com o contexto da realidade dos/as educandos/as para assim, obter uma aprendizagem significativa, outro apontamento importante foi a respeito da escassez de materiais didáticos específicos para jovens e adultos que a EJA apresenta, entre outros resultados obtidos a partir das análises das categorias criadas.
Abstract/Resumen: The central theme of this research is didactics and mediation in Youth and Adult Education and its objective is to map, systematize, analyze and disclose the knowledge produced about mediation and didactics in YAE, represented by the master's dissertations and doctoral theses on Youth and Adult Education located in the Biblioteca digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), aiming to contribute to the construction of the State of the Knowledge on the subject. The methodological path used is guided by the bibliographic research based on the research of Lakatos and Marconi (2003), and its conception is supported by the State of the Knowledge and the data analysis carried out in a qualitative way by Gamboa (2003). The theoretical foundation of this research happens through the studies of some authors, such as: SANCEVERINO (2016; 2019); VEIGA (1996); LAFFIN (2001; 2019); LIBÂNEO (2006); CHARLOT (1996); (AMORIN; SANTOS; PEREIRA, 2018); (COSTA, 2013); HADDAD (2000; 2007); DI PIERRO (2000; 2001; 2005); ARROYO (2001; 2005); GADOTTI (1979; 1981; 2016); FREIRE (1963; 1987; 1986; 2005), among others. The State of the Knowledge in this monograph is based on the problem: What has research on Youth and Adult Education in Brazil been pointing out about mediation and didactics? Some of the results found for this question were that mediation needs to be carried out with affection, respect, trust, dialogicity, flexibility of the teacher with schedules and contents, and that this mediation needs to be planned, researched, and studied. Some results about didactics were that it needs to happen according to the context of the students' reality in order to obtain a significant learning. Another important point was the scarcity of specific teaching materials for young people and adults, among other results obtained from the analysis of the categories.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Didática
Mediação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5432
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIEIRA.pdf764,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.