Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5432
Type: Monografia
Título : Didática e mediação na Educação de Jovens e Adultos: o que as pesquisas revelam
Author: Vieira, Natálie
First advisor: Sanceverino, Adriana Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Garbin, Rodimar
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: A temática central dessa investigação é a didática e a mediação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetiva mapear, sistematizar, analisar e divulgar o conhecimento produzido sobre a mediação e a didática na EJA, representado pelas dissertações de mestrado e teses de doutorado da Educação de Jovens e Adultos, situados na Biblioteca digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), visando contribuir para a construção do Estado do Conhecimento sobre o tema. O percurso metodológico utilizado está orientado na pesquisa bibliográfica fundamentada nas pesquisas de Lakatos e Marconi (2003), sendo sua concepção sustentada a partir do Estado do Conhecimento e da análise de dados realizada de forma qualitativa de Gamboa (2003). O embasamento teórico dessa pesquisa acontece por meio dos estudos de alguns autores, como: SANCEVERINO (2016; 2019); VEIGA (1996); LAFFIN (2001; 2019); LIBÂNEO (2006); CHARLOT (1996); (AMORIN; SANTOS; PEREIRA, 2018); (COSTA, 2013); HADDAD (2000; 2007); DI PIERRO (2000; 2001; 2005); ARROYO (2001; 2005); GADOTTI (1979; 1981; 2016); FREIRE (1963; 1987; 1986; 2005), entre outros. O Estado do Conhecimento nessa monografia se dá a partir do problema: O que às pesquisas sobre a EJA vem apontando acerca da mediação e da didática na Educação de Pessoas Jovens e Adultos no Brasil? Alguns dos resultados encontrados para essa indagação foram que a mediação precisa ser realizada com afetividade, respeito, confiança, dialogicidade, flexibilidade do/a docente com horários e conteúdos e que essa mediação precisa ser planejada, pesquisada, estudada. Alguns resultados acerca da didática foram que essa, precisa acontecer de acordo com o contexto da realidade dos/as educandos/as para assim, obter uma aprendizagem significativa, outro apontamento importante foi a respeito da escassez de materiais didáticos específicos para jovens e adultos que a EJA apresenta, entre outros resultados obtidos a partir das análises das categorias criadas.
Resumen : The central theme of this research is didactics and mediation in Youth and Adult Education and its objective is to map, systematize, analyze and disclose the knowledge produced about mediation and didactics in YAE, represented by the master's dissertations and doctoral theses on Youth and Adult Education located in the Biblioteca digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), aiming to contribute to the construction of the State of the Knowledge on the subject. The methodological path used is guided by the bibliographic research based on the research of Lakatos and Marconi (2003), and its conception is supported by the State of the Knowledge and the data analysis carried out in a qualitative way by Gamboa (2003). The theoretical foundation of this research happens through the studies of some authors, such as: SANCEVERINO (2016; 2019); VEIGA (1996); LAFFIN (2001; 2019); LIBÂNEO (2006); CHARLOT (1996); (AMORIN; SANTOS; PEREIRA, 2018); (COSTA, 2013); HADDAD (2000; 2007); DI PIERRO (2000; 2001; 2005); ARROYO (2001; 2005); GADOTTI (1979; 1981; 2016); FREIRE (1963; 1987; 1986; 2005), among others. The State of the Knowledge in this monograph is based on the problem: What has research on Youth and Adult Education in Brazil been pointing out about mediation and didactics? Some of the results found for this question were that mediation needs to be carried out with affection, respect, trust, dialogicity, flexibility of the teacher with schedules and contents, and that this mediation needs to be planned, researched, and studied. Some results about didactics were that it needs to happen according to the context of the students' reality in order to obtain a significant learning. Another important point was the scarcity of specific teaching materials for young people and adults, among other results obtained from the analysis of the categories.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos
Didática
Mediação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5432
Fecha de publicación : abr-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VIEIRA.pdf764,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.