Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5435
Tipo: Monografia
Título: A construção de uma identidade forjada no trauma: mulheres indígenas em relatos, retratos e representação romanesca no Rio Grande do Sul
Autor(es): Pereira, Luíza Zelinscki Lemos
Primeiro Orientador: Fraga, Gerson Wasen
Primeiro membro da banca: Zalla, Jocelito
Segundo membro da banca: Souza, Fábio F. Feltrin de
Resumo: Esta pesquisa analisa a construção do apagamento de mulheres indígenas no território sul-rio- grandense à luz da teoria coletiva do Trauma através de três fontes distintas: Os relatos de Auguste de Saint-Hilaire em Viagem ao Rio Grande do Sul (1820-1821), fotografias de vítimas das atividades bugreiras na região sul no início do século XX e em capítulos do romance O Continente (1949) de Érico Veríssimo. Por meio do levantamento de signos coletivos para análise, se verifica a marginalização, a assimilação ou extermínio das nativas em detrimento de narrativas que favorecem a (auto)imagem do gaúcho como representação centralizadora da região. Nesse sentido, os relatos e os retratos podem ser lidos enquanto símbolos e efeitos do Trauma, ao passo que a literatura de Érico Veríssimo é identificada como elaboração de denúncia do traumático.
Abstract/Resumen: Esta investigación analiza la construcción del apagamiento de las mujeres indígenas en el territorio del Rio Grande do Sul, basándose en la teoría colectiva del Trauma, a través de tres fuentes distintas: los relatos de Auguste de Saint-Hilaire en Viagem ao Rio Grande do Sul (1820-1821), fotografías de víctimas de asesinos de indígenas en la región sur, en el inicio del siglo XX, y en capítulos de la novela El Continente, de Érico Veríssimo. Por medio de la relación de signos colectivos para el análisis, se verifica la marginalización, la asimilación o el exterminio de las nativas en detrimento de narrativas que favorecen el auto(imagen) del gaucho como representación centralizadora de la región. En ese sentido, los relatos y los retratos pueden ser leídos como símbolos y efectos del Trauma, mientras la literatura de Érico Veríssimo es identificada como elaboración de denuncia del traumático.
Palavras-chave: Apagamento
Memória
Mulheres Indígenas
Representação
Trauma
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5435
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA.pdf692,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.