Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5463
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Material ilustrativo no formato de história em quadrinhos como estratégia para a prevenção da toxoplasmose em seres humanos
Autor(es): Thimóteo, Karine Soares Gonçalves
Primeiro Orientador: Nascif Júnior, Iucif Abrão
Resumo: O presente artigo traz informações sobre a doença Toxoplasmose e seu impacto na saúde pública, através da elaboração de uma História em Quadrinhos (HQ) como forma de divulgação dos tópicos relacionados ao quadro de sinais e sintomas da doença nos humanos, bem como o cuidado que se deve ter com pessoas imunossuprimidas e gestantes. Este material lúdico e informativo, voltado principalmente para adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental, tem como objetivo apresentar as informações e os esclarecimentos por meio de uma linguagem acessível. A partir de uma breve revisão de literatura, abordando questões históricas do descobrimento do parasita e também o significado e origem do nome da doença, além de leituras teóricas sobre a dinâmica do gênero textual HQ, o material foi desenvolvido como estratégia de prevenção da doença, aliando informações necessárias a uma história dinâmica envolvendo personagens e cenários. Com isso, mais do que transmitir dados técnicos ao público-alvo, buscou-se conscientizá-lo através do entretenimento.
Palavras-chave: Zoonoses
Gatos
Toxoplasmose
Prevenção de Doenças Animais
História em Quadrinhos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5463
Data do documento: 2-Fev-2022
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIMOTEO.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.