Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5463
Type: Artigo Cientifico
Título : Material ilustrativo no formato de história em quadrinhos como estratégia para a prevenção da toxoplasmose em seres humanos
Author: Thimóteo, Karine Soares Gonçalves
First advisor: Nascif Júnior, Iucif Abrão
Resume: O presente artigo traz informações sobre a doença Toxoplasmose e seu impacto na saúde pública, através da elaboração de uma História em Quadrinhos (HQ) como forma de divulgação dos tópicos relacionados ao quadro de sinais e sintomas da doença nos humanos, bem como o cuidado que se deve ter com pessoas imunossuprimidas e gestantes. Este material lúdico e informativo, voltado principalmente para adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental, tem como objetivo apresentar as informações e os esclarecimentos por meio de uma linguagem acessível. A partir de uma breve revisão de literatura, abordando questões históricas do descobrimento do parasita e também o significado e origem do nome da doença, além de leituras teóricas sobre a dinâmica do gênero textual HQ, o material foi desenvolvido como estratégia de prevenção da doença, aliando informações necessárias a uma história dinâmica envolvendo personagens e cenários. Com isso, mais do que transmitir dados técnicos ao público-alvo, buscou-se conscientizá-lo através do entretenimento.
Palabras clave : Zoonoses
Gatos
Toxoplasmose
Prevenção de Doenças Animais
História em Quadrinhos
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5463
Fecha de publicación : 2-feb-2022
Aparece en las colecciones: Medicina Veterinária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
THIMOTEO.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.