Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5475
Tipo: Monografia
Título: A educação humanizadora no processo formativo do educador: reflexões com Paulo Freire e Miguel Arroyo
Autor(es): Zanotto, Jéssica Aparecida Lima
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Andrade, Daiane Bornelli de
Segundo membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: A presente pesquisa visa compreender os princípios de uma educação humanizadora a partir do diálogo reflexivo, acolhendo as contribuições de dois renomados e inspiradores educadores: Paulo Freire e Miguel Arroyo; deste modo, refletir sobre as contribuições desses autores na formação dos educadores buscando encontrar na educação humanizadora a importância em se ter responsabilidade com o processo formativo de quem forma e é formado. Desse modo, o trabalho se insere em uma abordagem qualitativa da pesquisa através de uma escrita com reflexões oriundas de uma metodologia de cunho bibliográfico, com a análise interpretativa em livros, artigos, teses e dissertações; buscando as fundamentações da educação humanizadora e o porquê de esta ser nomeada um princípio relevante à educação. No decorrer da análise os autores anunciam e provocam reflexões sobre os princípios para uma educação humanizadora; na defesa por uma educação como direito e dever de todos, que respeita e principalmente, visa a humanização do processo, com qualidade e autonomia. Por isso, a partir de tais contribuições explanadas nos conhecimentos do discurso dos educadores, acolhidos para tecer a pesquisa, compreendem-se com mais clareza o objetivo deste movimento que busca conscientizar e humanizar a importância em se estabelecer o diálogo, a reflexão e o debate promovendo a consciência crítica nos sujeitos; sobre suas ações e contextos, com a intenção de reinventar a educação que conhecemos. É justamente, nesse sentido que a liberdade, sensibilidade e a dialogicidade tornam-se um desafio para uma educação humana, democrática e para os desencontros entre a visão de um ideal de educação, que precisa se efetivar na práxis cotidiana não só nas escolas, mas também na formação de educadores.
Abstract/Resumen: The present research aims to understand the principles of a humanizing education from reflective dialogue, welcoming the contributions of two renowned and inspiring educators: Paulo Freire and Miguel Arroyo. For this, it was sought to reflect on the formative process of those who form and is formed by looking at the perspective of a humanizing education to students and educators at all levels of education. In this way, the work is inserted into a qualitative approach to education research and through a writing with reflections from a bibliographic methodology, based on humanizing education and its relevance in the framework of basic and higher education. In the course of the analysis, the authors announce and cause reflections on the principles for a humanizing education in defense by an education as the right of all and duty of the State, which respects the dialogue, autonomy and conscious construction in the formative processes of those who choose to teaching as a field of professional performance. Such contributions are directed to the knowledge found in the dialogues with the educators welcomed to weave the research, comprising the movement of dialogue, reflection and debate that promote critical consciousness in the subjects, their actions and contexts, with the intention of reinventing education which we know. It is, precisely, in this sense that freedom, sensitivity and dialogicity become a challenge for democratic education and mismatches between the vision of an ideal of education, which needs to be effective in daily praxis not only in schools, but also in the formation of teachers
Palavras-chave: Educação Humanizadora
Paulo Freire, Miguel Arroyo
Formação
Educador
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5475
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANOTTO.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.