Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5483
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A constituição identitária do professor em formação no curso de Letras
Autor(es): Radünz, Eduarda Zambiasi
Primeiro Orientador: Flain, Angela Luzia Garay
Resumo: Esta pesquisa busca identificar, na visão do acadêmico do curso de letras em processo de formação, quais características de professores que ele teve contato, admiradas ou não, ele crê que são determinantes para construir sua prática docente e se reconhecer como professor ao final de sua formação. Para identificar quais são essas características, foi aplicada uma pesquisa realizada por meio de um formulário on-line com os acadêmicos de Letras dos três campus da Universidade Federal da Fronteira Sul. Os dados foram analisados com base nas concepções de autores que tratam da identidade profissional docente, tais como Tardif (2002), Richter (2018), Coracini (2003), Romanowski (2007). Os resultados apontaram que a maioria dos acadêmicos tem vários professores com os quais ele se identifica e considera exemplos a serem seguidos, como aquele que dispõe de conhecimentos pedagógicos, disciplinares e didáticos para compor sua prática e motivar os alunos a se envolverem com a perspectiva do pensamento crítico-reflexivo, e ainda relacionar-se com os alunos de forma afetiva, respeitosa e empática. No entanto, parecem negligenciar o valor da sua competência, uma vez que aceitam que para ser professor não precisa, necessariamente, ser licenciado e, nem todos acreditam ser importante estar engajado em instituições que garantam e legitimem seus direitos, fator que geraria o enquadramento e valorização profissional
Abstract/Resumen: Este artículo tiene como objetivo identificar, a juicio del académico del curso de letras en el proceso de formación, cuáles características de los docentes con los que tuvo contacto, admiradas o no, cree que son determinantes para construir su práctica docente y reconocerse como profesor al final de su grado. Para identificar cuáles son estas características, se realizó una investigación a través de un formulario en línea con estudiantes de Letras de los tres campus de la Universidade Federal de Fronteira Sul (UFFS). Los datos fueron analizados a partir de las concepciones de los autores que se ocupan de la identidad profesional docente, como Tardif (2002), Richter (2018), Coracini (2003) y Romanowski (2007). Los resultados mostraron que la mayoría de los académicos cuentan con varios docentes con los cuales se identifican y consideran ejemplos a seguir, como aquél que tiene conocimientos pedagógicos, disciplinarios y didácticos para componer su práctica y motivar a los estudiantes a involucrarse con la perspectiva del pensamiento crítico y reflexivo, y también relacionarse con los estudiantes de forma afectiva, respetuosa y empática. Sin embargo, parecen negligenciar el valor de su competencia, ya que aceptan que para ser docente no necesariamente tienen que ser licenciados y, ni todos, creen que sea importante involucrarse en instituciones que garanticen y legitimen sus derechos, factor que llevaría al reconocimiento y valoración profesional del docente.
Palavras-chave: Professor
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5483
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RADÜNZ.pdf343,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.