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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flain, Angela Luzia Garay-
dc.creatorVeiga, Raquél Débora Kock da-
dc.date2021-12-02-
dc.date.accessioned2022-05-12T17:49:31Z-
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-05-12T17:49:31Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5489-
dc.description.resumoO processo de formação inicial e continuada requer políticas públicas educacionais, investimentos e planejamentos. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a relação entre o Projeto Residência Pedagógica (PRP) e o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC) na prática de estágio e a sua contribuição para a formação dos envolvidos na tríade formada pelos professores orientadores, professores em serviço e acadêmicos. Para compor o corpus, foi aplicada uma pesquisa realizada através de um questionário online para todos os participantes do PRP do curso de Letras, do período de 01/08/2018 a 31/01/2020, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ou seja, residentes, professoras preceptoras e a professora coordenadora de Língua Espanhola. Para dar suporte à pesquisa, nos baseamos em autores como Richter (2006, 2008, 2015), Richter & Amaral (2011), Romanowski (2007) e Leffa (2001). Os resultados apontaram que tanto os residentes, como as preceptoras e a coordenadora vivenciaram efetivamente a experiência do trabalho conjunto entre a universidade, a escola e o estagiário; e que isso fortalece a formação de todos os envolvidos, bem como evidenciou a urgência de investir em programas que integrem as políticas de formação de professores (as).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-04-28T17:55:48Z No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 334482 bytes, checksum: c9facf20ee5aef05935e2e71975eb4bd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T17:49:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 334482 bytes, checksum: c9facf20ee5aef05935e2e71975eb4bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T17:49:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 334482 bytes, checksum: c9facf20ee5aef05935e2e71975eb4bd (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica;pt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissional Corresponsávelpt_BR
dc.titleA residência pedagógica e o desenvolvimento profissional corresponsável na prática docentept_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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