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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5489
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Flain, Angela Luzia Garay | - |
dc.creator | Veiga, Raquél Débora Kock da | - |
dc.date | 2021-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T17:49:31Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28 | - |
dc.date.available | 2022-05-12T17:49:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5489 | - |
dc.description.resumo | O processo de formação inicial e continuada requer políticas públicas educacionais, investimentos e planejamentos. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a relação entre o Projeto Residência Pedagógica (PRP) e o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC) na prática de estágio e a sua contribuição para a formação dos envolvidos na tríade formada pelos professores orientadores, professores em serviço e acadêmicos. Para compor o corpus, foi aplicada uma pesquisa realizada através de um questionário online para todos os participantes do PRP do curso de Letras, do período de 01/08/2018 a 31/01/2020, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ou seja, residentes, professoras preceptoras e a professora coordenadora de Língua Espanhola. Para dar suporte à pesquisa, nos baseamos em autores como Richter (2006, 2008, 2015), Richter & Amaral (2011), Romanowski (2007) e Leffa (2001). Os resultados apontaram que tanto os residentes, como as preceptoras e a coordenadora vivenciaram efetivamente a experiência do trabalho conjunto entre a universidade, a escola e o estagiário; e que isso fortalece a formação de todos os envolvidos, bem como evidenciou a urgência de investir em programas que integrem as políticas de formação de professores (as). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-04-28T17:55:48Z No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 334482 bytes, checksum: c9facf20ee5aef05935e2e71975eb4bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T17:49:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 334482 bytes, checksum: c9facf20ee5aef05935e2e71975eb4bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-12T17:49:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 334482 bytes, checksum: c9facf20ee5aef05935e2e71975eb4bd (MD5) Previous issue date: 2021-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica; | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional Corresponsável | pt_BR |
dc.title | A residência pedagógica e o desenvolvimento profissional corresponsável na prática docente | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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