Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5492
Type: Artigo Cientifico
Title: O tratamento da variação linguística em um livro didático de Português Brasileiro para estrangeiros
Author: Reis, Ana Paula
First advisor: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
Resume: O interesse pelo aprendizado da língua portuguesa vem crescendo entre os cidadãos estrangeiros, tanto por aqueles que migraram ou se refugiaram no Brasil como por aqueles que residem em outros países. Porém, a área de Ensino de Português como Língua Estrangeira (EPLE), além de recente dentro da Linguística Aplicada, ainda requer muita investigação. É sabido que o Português Brasileiro (PB) apresenta ampla variação na fala e na escrita, mas essa diversidade linguística necessita ser contemplada nos livros didáticos para os estrangeiros aprendizes do português. Poucas pesquisas na área analisaram a variação linguística nos livros didáticos de PLE, mas seu foco de interesse se volta principalmente para fenômenos linguísticos mais específicos. Portanto, esta pesquisa, que se inscreve na interface entre a Sociolinguística e o ensino, investiga o tratamento da variação linguística em um livro didático (LD) para o EPLE, edição para o aluno. Nossa hipótese, baseada em Ricardi (2005) e Conrado (2013) e nos estudos sobre materiais de ensino da língua portuguesa para nativos, é a de que o tratamento da variação linguística do português é insipiente no LD, embora esse material esteja mais voltado para o trabalho a partir de situações reais de uso da língua alvo. Os resultados da análise confirmaram nossa hipótese e demonstraram que não há uma unidade específica dedicada para o tratamento da variação linguística no livro didático, porém, no material de apoio ao professor e em algumas atividades propostas, pode-se depreender e explorar algumas particularidades da variante brasileira da língua portuguesa.
Abstract: El interés por aprender la lengua portuguesa está creciendo entre los ciudadanos extranjeros, tanto para los que emigraron o se refugiaron en Brasil como para los que residen en otros países. Sin embargo, el área de Enseñanza del Portugués como Lengua Extranjera (EPLE), además de ser reciente dentro de la Lingüística Aplicada, todavía requiere mucha investigación. Se sabe que el portugués brasileño (PB) presenta una amplia variación en el habla y la escritura, pero esta diversidad lingüística debe incluirse en los libros didácticos para estudiantes extranjeros de portugués. Pocas investigaciones en el área han analizado la variación lingüística en los libros didácticos de PLE, pero su interés se centra principalmente en fenómenos lingüísticos más específicos. Por tanto, esta investigación, que forma parte de la interfaz entre Sociolingüística y docencia, investiga el tratamiento de la variación lingüística en un libro didáctico (LD) para EPLE, edición para el alumno. Nuestra hipótesis, basada en Ricardi (2005) y Conrado (2013) y en estudios sobre materiales didácticos de portugués para hablantes nativos, es que el tratamiento de la variación lingüística en portugués es incipiente en LD, aunque este material está más enfocado al trabajo desde situaciones reales de utilizar el idioma de destino. Los resultados del análisis confirmaron nuestra hipótesis y demostraron que no existe una unidad específica dedicada al tratamiento de la variación lingüística en el libro didáctico, sin embargo, en el material de apoyo al profesor y en algunas actividades propuestas, es posible comprender.
Keywords: Linguística
Livro didático
Língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5492
Issue Date: 22-Dec-2020
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REIS.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.