Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5494
Tipo: | Monografia |
Título: | "Posso ouvir minha voz feminina: estou cansada de ser homem" - uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar |
Autor(es): | Silva, Larissa Rodrigues dos Santos da |
Primeiro Orientador: | Prigol, Valdir |
Primeiro membro da banca: | Paula, Luciano Melo de |
Segundo membro da banca: | Cordeiro, Roselaine de Lima |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma leitura e análise dos poemas da poeta brasileira Ana Cristina Cesar (1952-1983), um dos principais nomes da geração conhecida como mimeógrafo, associada ao movimento literário intitulado marginal, na década de 70. Graduada em Letras, mestre em Comunicação pela UFRJ e em Teoria e Prática de Tradução Literária pela Universidade de Essex, na Inglaterra, Ana possuía uma escrita marcada por elementos comuns aos gêneros autobiográficos, como diários íntimos, relatos e cartas. Sua morte precoce, por suicídio, aos 31 anos de idade e os elementos autobiográficos presentes em sua escrita, contribuíram para que sua vida pessoal se tornasse alvo da atenção e passasse a ser relacionada diretamente a sua obra. Em seu poema Noite de natal, publicado no livro Cenas de abril (1979), na descrição dos preparativos para a celebração natalina, nota-se como a ideia de intimidade é construída de forma simples propiciando um ambiente, no qual, o leitor sente-se ora como espectador, ora como confidente. A construção dessa voz, repleta de aspectos que interligam elementos biográficos e linguísticos, compondo uma espécie de jogo, pode ser associada também à reescrita de uma voz masculina. Nesse sentido, entende-se que a análise realizada neste trabalho parte dos elementos linguísticos que a compõem, como: a intertextualidade, a ambivalência e a contradição, para que assim, se busque compreender como esses aspectos se estruturam dentro de seus escritos. |
Abstract/Resumen: | Esta investigación propone una lectura y análisis de los poemas de la poeta brasileña Ana Cristina Cesar (1952-1983), uno de los principales nombres de la generación conocida como mimeógrafo, asociada al movimiento literario titulado marginal, en los años 70. Licenciada en Literatura, possuia máster en Comunicación (UFRJ) y en Teoría y Práctica de la Traducción Literaria de la Universidad de Essex, en Inglaterra. Su escritura está marcada por elementos comunes a los géneros autobiográficos, como diarios íntimos, reportajes y cartas. Su temprana muerte, por suicidio, a los 31 años, y los elementos autobiográficos presentes en su escritura, contribuyeron para que su vida personal llamase la atención de muchas personas relacionandóla directamente con su obra. En su poema Noite de natal, publicado en el libro Cenas de abril (1979), al describir los preparativos para la celebración navideña, se nota cómo la idea de intimidad se construye de manera sencilla proporcionando un ambiente, en lo cual, el lector se siente como espectador y también como confidente. La construcción de la voz en sus poemas, está llena de aspectos que interconectan elementos biográficos y lingüísticos lo que compone una especie de juego que permite asociarla a reescritura de una voz masculina. En este sentido, se entiende que el análisis que se realiza en este trabajo parte de los elementos lingüísticos que lo componen, tales como: intertextualidad, ambivalencia y contradicción, de manera que se busca comprender cómo se estructuran estos aspectos dentro de su obra. |
Palavras-chave: | Ana Cristina Cesar Literatura Poesia Leitura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5494 |
Data do documento: | 19-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 829,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.