Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5498
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Aspectos identitários relacionados ao profissional docente no gênero tira |
Autor(es): | Grolli, Monique |
Primeiro Orientador: | Flain, Angela Luzia Garay |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de investigar e compreender como a profissão professor está representada no gênero tira especialmente as publicadas no mês de outubro quando se comemora o dia do professor, e a perspectiva da sociedade sobre o tema. Para selecionar e analisar o corpus, fezse um estudo bibliográfico apoiado na produção científica de autores como: Coracini (2000, 2003), Moita Lopes (2002) Perrenoud (2001), Gadamer (2002, 2008), Nóvoa (1999), Freire (1989, 1996), Gatti (2012), Ramos e Afonso (2003, 2013), André (2016), Esteve (1999, 2006), Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) Magalhães (2006), Fagundes e Ziesmann (2017), Romanowski (1995, 2007). O processo metodológico pautouse pela escolha e análise de quatro tirinhas do personagem Armandinho, veiculadas na rede social Facebook, nos períodos que compreendem os anos de 2015 a 2021 no mês de outubro, quando se comemora o dia do professor. A análise foi baseada em materiais teóricos que corroboram com os discursos feitos pela sociedade, que idealizam ou desvirtuam os aspectos associados à profissão professor. O trabalho está pautado na perspectiva de compreender o olhar da sociedade contemporânea e verificar como a mídia apresenta questões relacionadas a esta profissão. Foi possível identificar, a partir das interpretações realizadas sobre os temas das tiras, que o discurso disseminado na sociedade favorece a construção da identidade docente e, principalmente, na desvalorização e estigmatização desta profissão. |
Abstract/Resumen: | Este trabajo pretende investigar y comprender cómo se representa la profesión docente en el género tira cómica, especialmente las publicadas en el mes de octubre, cuando se celebra el día del profesor y la perspectiva de la sociedad sobre el tema. Para analizar el corpus, se realizó un estudio bibliográfico apoyado en la producción científica de autores como: Coracini (2000, 2003), Moita Lopes (2000, 2002) Perrenoud (2001), Gadamer (2002, 2008), Nóvoa (1999), Freire (1989, 1996), Gatti (2012), Ramos y Afonso (2003, 2013), André (2016), Esteve (1999, 2006), Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) Magalhães (2006), Fagundes y Ziesmann (2017), Romanowski (1995, 2007). El proceso metodológico se basó en la elección y análisis de cuatro tiras cómicas del personaje Armandinho, publicadas en la red social Facebook, en los períodos de 2015 a 2021 en el mes de octubre, cuando se celebra el día del profesor. El análisis se basó en materiales teóricos que corroboran con los discursos elaborados por la sociedad, que idealizan o distorsionan los aspectos asociados a la profesión docente. El trabajo se basa en la perspectiva de entender la mirada de la sociedad contemporánea y verificar cómo los medios de comunicación presentan los temas relacionados con esta profesión. Fue posible identificar, a partir de las interpretaciones realizadas sobre los temas de las tiras, que el discurso difundido en la sociedad favorece la construcción de la identidad docente y, especialmente, en la desvalorización y estigmatización de esta profesión. |
Palavras-chave: | Professor Profissões Ensino e aprendizagem Gênero tira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5498 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GROLLI.pdf | 478,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.