Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5502
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Os benefícios da participação de discentes do curso de Letras em projetos interdisciplinares relacionados à tecnologia no contexto do ensino superior
Autor(es): Pedrotti, Alessandra Verdi
Primeiro Orientador: Gravina, Aline Peixoto
Primeiro coorientador: Bevilacqua, Fernando
Resumo: Este artigo apresenta os benefícios da participação de graduandos em Letras em projetos interdisciplinares relacionados à inserção e instrumentalização da tecnologia no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul. O trabalho apresenta definições de interdisciplinaridade e reflexões sobre práticas multidisciplinares e tecnologia no contexto da educação superior a partir da atuação de acadêmicos de Letras em um projeto interdisciplinar de tecnologia na educação. Também apresenta reflexões sobre os postulados em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Letras a fim de compreender o que esses documentos norteadores trazem sobre os núcleos temáticos do presente trabalho.Relacionou-se a formação inicial do docente da área de Letras com a transformação tecnológica vivenciada pela sociedade do século XXI, em específico no contexto escolar e se refletiu sobre caminhos para preparar o futuro professor para a atuação profissional frente a esta realidade.
Abstract/Resumen: Este artículo presenta los beneficios de la participación de estudiantes de pregrado en Letras en proyectos interdisciplinarios relacionados con la inserción e instrumentalización de la tecnología en el contexto de Universidade Federal da Fronteira Sul. El trabajo presenta definiciones de interdisciplinariedad y reflexiones sobre prácticas multidisciplinarias y tecnológicas en el contexto de la educación superior a partir de la actuación de académicos de LLetras en un proyecto interdisciplinario sobre tecnología en la educación. También presenta reflexiones sobre los postulados en documentos oficiales como los Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), la Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação) y las Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Letras para comprender qué aportan estos documentos inductores a los núcleos temáticos de este trabajo. Se buscó relacionar la formación inicial de los docentes en el área de las Letras con la transformación tecnológica que vive la sociedad en el siglo XXI, específicamente en el contexto escolar y también se reflexionó sobre las formas de preparar al futuro docente para el desempeño profesional a la luz de esta realidad.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Ensino
Educação
Tecnologia
Ensino superior
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5502
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROTTI.pdf468,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.