Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5503
Tipo: Artigo Cientifico
Título: “O que restou de tudo isso? Sou menos que uma voz...” - reflexões sobre a morte como acontecimento em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum
Autor(es): Zavaski, Tataíra
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão da obra Cinzas do Norte (2005), de Milton Hatoum, a partir da morte como acontecimento. Nele, buscamos compreender as repercussões e os efeitos de sentido que se desenvolvem na referida obra a partir do acontecimento. Como ponto de partida descrevemos, no primeiro momento, o “Acontecimento” na obra Cinzas do Norte. Na sequência, trazemos a historicidade de outras obras literárias em que o acontecimento da morte precipitou a narrativa, como em Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, e Grande Sertão: Veredas (1956), de João Guimarães Rosa, além de outras citadas no texto. Por fim, se propõe um embasamento teórico como um modo de compreender a narrativa a partir desse viés. Para esse percurso construímos um diálogo com textos de Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Gilles Deleuze e Jonathan Culler, críticos contemporâneos que entendem a noção de acontecimento como imprescindível no estudo do literário e como construtor de sentidos para a experiência da leitura.
Palavras-chave: Literatura
Milton Hatoum
Morte
Memória
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5503
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAVASKI.pdf223,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.