Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5507
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Ensino de português brasileiro como língua de acolhimento para crianças falantes de crioulo haitiano estudantes da rede pública de Chapecó, Santa Catarina
Autor(es): Rodrigues, Luiz Carlos
Primeiro Orientador: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
Resumo: Nos dias atuais Chapecó possui uma significativa presença de alunos matriculados na rede de ensino municipal cuja língua materna é o crioulo haitiano ou que seus pais são migrantes/refugiados provenientes do Haiti. Porém, a rede de ensino enfrenta carência na ministração de aulas de português baseada em um ensino de língua de acolhimento e de docentes com formação específica para o atendimento dessas crianças. Considerando essa realidade, este artigo apresenta uma proposta de curso para o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para este perfil de alunos com o intuito de: (i) desenvolver a sua inserção sociocomunicativa no ambiente escolar, baseada na vivência da execução do projeto de extensão universitária “O português brasileiro, brincando e aprendendo”, e (ii) contribuir com a formação inicial e continuada de professores de PLAc. Nossa questão de pesquisa foi: como elaborar uma proposta de ensino de PLAc para auxiliar com o desenvolvimento da variante brasileira da língua portuguesa destes estudantes e de sua inserção no ambiente escolar? Como resposta ao questionamento, elaboramos um curso semestral de 30 encontros respaldado em uma abordagem intercultural baseada em um material didático adquirido pelas escolas com recursos municipais como ferramenta de base.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Criança
Língua Portuguesa
Haitiano
Estudantes
Ensino público
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5507
Data do documento: 21-Out-2021
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.