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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O uso da gramática internalizada como ponto de partida para o “ensino” da gramática do português padrão
Autor(es): Sousa, Sheila Margareth de
Primeiro Orientador: Marchesan, Ani Carla
Resumo: O trabalho com a gramática do português padrão nas aulas de língua portuguesa (LP) constitui-se em tarefa fundamental e indispensável na Educação Básica. Entretanto, o ensino, baseado nos moldes tradicionais, limitado à prescrição de aspectos linguísticos relacionados às variedades linguísticas prestigiadas (a norma culta) e/ao modelo ideal de língua (a norma padrão), corrobora com a institucionalização de preconceitos em relação às demais variedades da língua. Considerando que a BNCC aponta para uma abordagem de ensino de LP que rejeite os preconceitos linguísticos, este artigo objetiva mostrar uma possibilidade de ensino da gramática do português padrão norteado pelas contribuições do gerativismo e fazer um levantamento bibliográfico sistematizado de estudos gerativistas nacionais, publicados de forma gratuita e on-line entre jan./2020 a ago./2021, que tratem de ensino de gramática na Educação Básica. Partindo da assertiva de que todo indivíduo possui uma dotação genética, a faculdade da linguagem, e chega à escola com uma gramática (internalizada), a proposta é utilizar esse conhecimento internalizado para atingir àqueles que o aluno não tem: as regras gramaticais do português padrão. Ao todo, foram analisados 9 artigos cujos trabalhos indicam que a reflexão e comparação entre gramáticas|variedades linguísticas (tomadas como sinônimas) proporcionam aprendizagem consciente e ativa, contribuindo para o enfrentamento do preconceito linguístico e para o trabalho com a gramática na Educação Básica. Com base no levantamento de dados, conclui-se que foram poucos os estudos,em forma de artigo, publicados, no período analisado (19 meses), que fazem transposição didática entre a teoria formal e o ensino de gramática. Como trabalhos futuros, pretende-se ampliar a busca para que, assim, consiga-se ter um panorama e referências (especialmente ao professor da Educação Básica) dos assuntos/fenômenos linguísticos já pesquisados para que o professor possa ter acesso a eles e, assim, levar para a sala de aula um pouco dessas pesquisas já empreendidas.
Palavras-chave: Gramática
Língua Portuguesa
Ensino e aprendizagem
Palavra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5509
Data do documento: 2-Dez-2021
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