Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5521
Type: Monografia
Title: O desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas: olhares sobre a abordagem Pikler
Author: Lapinski, Cristiane Salete
First advisor: Camerini, Neila Carla
metadata.dc.contributor.referee1: Bampi, Susiane
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: A presente pesquisa busca compreender e descrever como ocorre o desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas por meio da abordagem de Emmi Pikler, bem como, a importância da organização dos espaços educativos para o desenvolvimento dos bebês e das crianças bem pequenas a partir dos princípios desta abordagem. Para isso, buscou-se analisar publicações sobre a abordagem Pikler e por fim, analisar as concepções que o Referencial Curricular Gaúcho (2018) traz sobre o desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas e as aproximações em relação aos aspectos da abordagem de Pikler. No referencial teórico os principais autores citados foram Falk (2011), Tardos (2011) e Arenani e Corsino (2020). A construção metodológica desta pesquisa possui uma perspectiva qualitativa, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e após a análise documental do RCG, utilizando como método para a análise os pressupostos de Bardin (2011). Constatou-se, que a abordagem Pikler enfatiza a importância do respeito profundo pelas crianças, bem como a atenção aos direitos fundamentais dos bebês e crianças bem pequenas. Considerando que suas necessidades vão além do alimento, da saúde e do brincar. Destacou-se também a importância da figura do adulto no desenvolvimento dos pequenos, que buscam nele a segurança e o respeito para construir a sua trajetória a partir de seus cuidados e acolhimento, sem esquecer do protagonismo e da autonomia da criança.
Abstract: This research seeks to understand and describe how the development of babies and very young children occurs through Emmi Pikler approach as well as the importance of organizing educational spaces for the development of babies and very young children based on her principles approach. To this end, we sought to analyze publications on the Pikler approach and, finally, to analyze the conceptions that the RCG brings about the development of babies and very young children and the approximations in relation to aspects of Pikler's approach. In the theoretical framework, the main authors cited were Falk (2011), Tardos (2011) and Arenani and Corsino (2020). The methodological construction of this research has a qualitative perspective, having carried out a bibliographic research on the theme and documentary analysis of the Curricular Reference Gaúcho, using Laurence Bardin's assumptions (2011) as a method for analysis. It was found that the Pikler approach emphasizes the importance of deep respect for children, as well as attention to the fundamental rights of babies and very young children. Considering that your needs go beyond food, health and playing. The importance of the adult figure in the development of the little ones was also highlighted, who seek security and respect in him to build his trajectory from his care and reception, without forgetting the child's protagonism and autonomy.
Keywords: Desenvolvimento Infantil
Abordagem Pikler
Referencial Curricular Gaúcho
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5521
Issue Date: Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAPINSKI.pdf4,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.