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Tipo: Monografia
Título: A natureza e suas interfaces: espaços, relações e vivências
Autor(es): Pansera, Aline
Primeiro Orientador: Camerini, Neila Carla
Primeiro membro da banca: Johann, Magali Maria
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: A presente pesquisa propõe um estudo sobre o tema: Criança e natureza na etapa da Educação Infantil, através deste tema, o que se objetiva é abordar e promover reflexões sobre a importância da natureza e de seus elementos para o desenvolvimento das crianças, diante da interação e da relação que estabelecem com a natureza. Diante disso, pensar o desenvolvimento da criança em uma perspectiva integrada a natureza, é uma forma de recuperarmos a importância das relações e a necessidade de que as crianças constituam suas experiências e vivências diante de situações reais, no contato, através da exploração, problematizando, criando hipóteses e reorganizando conceitos. Promovendo assim, consciência de si, de seu papel, tornando-o sujeito crítico, atento às problemáticas sociais, sensível às relações e ao cuidado com o meio ambiente. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como problema: “Qual a importância da natureza e seus elementos nos cotidianos das escolas de Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças? ”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica e exploratória utilizou como fonte monografias, artigos, dissertações, livros, documentos regulamentadores desta etapa da Educação Básica, todos estes, abordam e trazem reflexões qualificando esta pesquisa. Na pesquisa documental desenvolveu-se a análise dos sites de quatro escolas de Educação Infantil de um município do Alto Uruguai Gaúcho, assim também, foi realizado um estudo através das fotografias dos sites de duas escolas do estado do Rio Grande do Sul, que trazem a abordagem e integram natureza em seus espaços, para inspirar e qualificar a pesquisa. Teve como principais autores Florianópolis (2012), Mendonça (2015), DCNEIS (2009), RCNEI (1998), BRASIL (2018), Tiriba (2010), Tiriba (2018), Neglia (2009), Zanon (2018) e Barros (2018). A presente pesquisa iniciou trazendo uma visão geral da pesquisa, organização, teorias, abordagens, perspectivas através da introdução. Em um segundo momento, a pesquisa trouxe reflexões, concepções diante do tema, criança e natureza, enfatizando o sujeito criança, refletindo sobre as interações e brincadeiras como eixos norteadores nesta etapa (BRASIL, 2009), trazendo autores, teóricos e pesquisas sobre a temática. Em seguida a pesquisa busca construir reflexões sobre a relação criança e natureza, potencializando o espaço e cotidianos, de tal modo que respeitem a criança e ressaltem a importância da natureza no seu desenvolvimento, sendo esta realizada perante análise de sites de duas escolas inspiradoras. Após, é realizado a análise dos dados obtidos através da pesquisa documental, com isso ressaltando concepções, abordagens, vivências, descobertas, experiências presentes nos cotidianos das escolas que integram e estabelecem uma relação recíproca entre criança e natureza, assim como, ressaltando a importância de que a natureza se faça presente nas instituições de Educação Infantil. Por fim, a conclusão da qual reconhece que as escolas precisam desemparedar-se e constituir seus espaços, tendo como evidência a criança e seus processos, proporcionando contextos que ressaltem a relação entre criança e natureza. Dessa maneira, compor cotidianos de escolas a partir do viés da natureza, com atitudes e ações que destaquem sua importância, é permitir com que a criança se torne um sujeito consciente de suas atitudes, sensível às relações entre pares, crítico sobre ações da sociedade e consciente sobre as ações para com o meio ambiente. Portanto, diante da pesquisa, conclui-se que espaços que integram e proporcionam o contato com a natureza, estão associados e contemplam os processos de criação, imaginação, problematização, construção de hipóteses e de construção de experiências reafirmando assim, a importância de que a natureza esteja inserida nas escolas de Educação Infantil
Abstract/Resumen: The present research proposes a study on the theme: Child and nature in the Early Childhood Education phase, through this theme that aims to approach and promote reflections on the importance of nature and its element for the development of children, in view of the interaction it establishes with nature. Therefore, thinking about the child's development in the face of a perspective integrated with nature is a way of rescuing the importance of relationships and the need for the child to constitute their experiences and learning in the face of real situations, without contact, through exploration, creating hypotheses and reorganizing concepts. Thus promoting self-awareness, of their role, making them a critical subject, attentive to social issues, sensitive to relationships and care for the environment. In this perspective, this research has a problem: "What is the importance of nature and its elements in the daily lives of Kindergarten schools for the development of children?". The methodology used is a qualitative approach, with emphasis on documentary research, exploratory research and documentary research. The bibliographic and exploratory research used as source monographs, articles, dissertations, books, regulatory documents of this stage of Basic Education, all of these, approach and bring reflections qualifying this research. In the documentary research, the analysis of the websites of four Early Childhood Education schools in a municipality in Alto Uruguai Gaúcho was developed, as well as a study through the photographs of the websites of two schools in the state of Rio Grande do Sul, which bring the approach and integrate nature into their spaces, to inspire and qualify research. It’s main authors were Florianópolis (2012), Mendonça (2015), DCNEIS (2009), RCNEI (1998), BRASIL (2018), Tiriba (2010), Tiriba (2018), Neglia (2009), Zanon (2018) and Barros (2018). The present research started by bringing an overview of the research, organization, theories, approaches, perspectives through the introduction. In a second moment, the research brought reflections, conceptions on the theme, child and nature, emphasizing the child subject, reflecting on interactions and games as guiding axes in this stage (BRASIL, 2009), bringing authors, theorists and research on the theme. Then the research seeks to build reflections on the relationship between children and nature, enhancing the space and everyday life, in such a way that they respect the child and emphasize the importance of nature in their development, which is carried out in the analysis of websites of two inspiring schools. Afterwards, the analysis of the data obtained through the ethnographic research is carried out, thus emphasizing conceptions, approaches, experiences, discoveries, experiences present in the daily lives of the schools that integrate and establish a reciprocal relationship between children and nature, as well as, emphasizing the importance of that nature is present in the Early Childhood Education institutions. Finally, the conclusion recognizes that schools need to break free and constitute their spaces, having as evidence the child and its processes, providing contexts that emphasize the relationship between child and nature. In this way, composing school routines based on the bias of nature, with attitudes and actions that highlight their importance, is to allow the child to become a subject aware of their attitudes, sensitive to peer relationships, critical of society's actions and conscious about actions towards the environment. Therefore, in view of the research, it is concluded that spaces that integrate and provide contact with nature, are associated and contemplate the processes of creation, imagination, problematization, construction of hypotheses and construction of experiences, thus reaffirming the importance that the nature is inserted in Early Childhood Education schools
Palavras-chave: Natureza
criança
Educação Infantil
experiências
cotidianos potentes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5524
Data do documento: 4-Mar-2022
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