Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5527
Type: Monografia
Title: Literatura infantil: a transição do quinto ano para o sexto ano do ensino fundamental
Author: Nadal, Lana Fátima
First advisor: Ribeiro, Roberto Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Pierozan, Sandra Simone Hopner
metadata.dc.contributor.referee2: Vial, Indiana Pícolo
Resume: O presente trabalho tem como tema a literatura na transição das crianças do quinto ano do ensino fundamental para o sexto ano. Para a realização da pesquisa foram consultados livros e artigos, os quais fundamentaram a parte teórica, tratando os principais pontos da literatura, sua origem e como passou a ser difundida no mundo, a transição escolar do quinto para o sexto ano do estudante, apontando mudanças psicológicas e seu desenvolvimento no mundo literário, a importância dos livros e bibliotecas para a formação de leitores, e, normativas governamentais que trabalham a literatura nas instituições escolares, em específico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho RCG). A pesquisa de campo tratou-se de uma entrevista com nove crianças do sexto ano do fundamental, de uma escola pública do município de Erechim, em fevereiro de 2022. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram Ligia Cademartori (2010), Regina Zilberman (1998), Nelly Novaes Coelho (1991), Ana Carolina Carvalho (2018), Josca Ailine Baroukh (2018) e Ana A. Arguelho de Souza (2010). Os resultados da pesquisa culminaram em quatro categorias, a primeira sendo a “Literatura ideal: concepções dos estudantes”, que aborda as visões dos estudantes sobre as aulas de literatura e as metodologias escolares que a tornam interessante. Seguindo com, “Entre livros e prateleiras: a importância da biblioteca” que traz uma análise sobre a como a biblioteca é necessária para a formação e concepção de leitores. A terceira categoria, “Gêneros literários e as crianças” trazem os principais gêneros lidos pelas crianças e o que a escola propõe como leitura. A quarta e última categoria intitulada “Mudanças estruturais na escola: enfrentando o novo”, que aborda como as crianças sentem essa transição de um ano escolar para outro. Concluiu-se que, a transição escolar é um momento sensível para as crianças, quando precisam de uma maior atenção e compreensão por parte dos adultos. A literatura, neste sentido, entra como suporte para o professor explorar essa fase, pois oportuniza a essas crianças o conhecimento de diversos gêneros literários, para que então possam se reconhecer em suas preferências, e assim, consolidarem-se leitores.
Abstract: The present work has as its theme the children transition from the fifth year of elementary school to the sixth year, whose main objective is to understand the importance of children's literature in the transition from elementary level I to II. To carry out the research, books and articles were consulted, which based the theoretical part, dealing with the main literature points, its origin and how it started to be disseminated in the world, the school transition from the fifth to the sixth year of the student, pointing out changes psychological problems and their development in the literary world, the importance of books and libraries for readers’ formation, and government regulations that work with literature in school institutions, specifically the National Common Curricular Base and the Gaúcho Curricular Reference. The research area was an interview with nine children from the sixth grade of elementary school, from a public school in Erechim county, in February 2022. The main authors who supported this research were Ligia Cademartori (2010), Regina Zilberman (1998 ), Nelly Novaes Coelho (1991), Ana Carolina Carvalho (2018), Josca Ailine Baroukh (2018) and Ana A. Arguelho de Souza (2010). The research results culminated in four categories, the first being “Ideal Literature: Students' conceptions”, which addresses students' views on literature classes and the school methodologies that make it interesting. Following with, “Between books and shelves: the library importance” which brings an analysis of how the library is necessary for formation and readers conceptions. The third category, “Literary Genres and Children” brings the main genres read by children and what the school proposes as reading. The fourth and final category entitled “Structural Changes in School: Facing the New”, which addresses how children feel this transition from one school year to another. It was concluded that the school transition is a sensitive time for children, when they need greater attention and understanding from adults. Literature, in this sense, comes in as a support for the teacher to explore this phase, as it gives these children the opportunity to learn about different literary genres, so that they can recognize themselves in their preferences, and thus, consolidate themselves as readers.
Keywords: Educação
Literatura
Transição escolar
Ensino Fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5527
Issue Date: Apr-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NADAL.pdf968.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.