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Tipo: Monografia
Título: “Dificuldade de aprendizagem” e reforço escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Duarte, Bruna Carvalho
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Schwartz, Suzana
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo central problematizar concepções e práticas docentes que estão envolvidas na relação entre “dificuldades de aprendizagem” e encaminhamento para Reforço Escolar de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Getúlio Vargas/ RS e Estação/ RS, visto que estes conceitos podem estar diretamente ligados e colaborar para uma não aprendizagem efetiva dos estudantes em questão. Para a elaboração deste TCC, foram estabelecidos alguns conceitos centrais relacionados à temática proposta, tais como “Dificuldades de aprendizagem”, tratado a partir de autores como Formosinho (1998) e Freire (2017), Vigostski (1991); Avaliação, com os autores Demo (2008), Luckesi (1996); e o tema Reforço Escolar, citando autores como Luckesi (1999). Desta forma, a Pesquisa de Campo foi realizada em escolas de Getúlio Vargas e Estação com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como também com a gestão escolar e com o (a) professor(a) do Reforço Escolar. A Pesquisa de Campo foi concretizada a partir de dois questionários, contendo cada um 5 perguntas descritivas, sendo um deles para os (as) professores (as) e gestão e o outro para o (a) professor (a) do Reforço Escolar. Os questionários foram enviados através do Google Formulário, e os professores e a gestão tiveram dez dias para responder. Esse questionário teve o objetivo entender um pouco sobre quais os critérios que esses educadores utilizam para definir que uma criança possui “dificuldade de aprendizagem” e, dessa forma, encaminhá-la para o Reforço Escolar, bem como compreender um pouco do trabalho realizado nestes momentos de Reforço Escolar. Após análise de dados, os resultados apontam que ainda é pouco estudado o tema Dificuldades de Aprendizagem e Reforço Escolar, concluindo que a maioria das professoras entrevistadas não tem um olhar aprofundado sobre os assuntos. Suas concepções estão direcionadas para o fracasso do aluno e não para as suas práticas. O trabalho desenvolvido no Reforço Escolar aponta que serve apenas como um auxílio para o professor, a fim de apenas tirar o “problema” das costas do professor.
Abstract/Resumen: The present Study Completion (TCC) aims to problematize conceptions and teaching practice s that are involved in the relationship between "learning difficulties" and referral for School R einforcement of children of the early years of the Primary School of Getúlio Vargas/ RS and S tation/ RS, since these concepts can be directly linked and collaborate for an effective non learning of the students in question. For the elaboration of this CBT, some central concepts rel ated to the proposed theme were established, such as "Learning difficulties", treated from auth ors such as Formosinho (1998) and Freire (2017), Vigostski (1991); Evaluation, with authors Demo (2008), Luckesi (1996); and the theme School Reinforcement, citing authors such as L uckesi (1999). In this way, the Field Research was carried out in schools of Getúlio Vargas an d Station with teachers from the early years of elementary school, as well as with school mana gement and with the teacher(a) of School Reinforcement. The Field Research was carried out using two questionnaires, each containing 5 descriptive questions, one of them for the profess ors (as) and management and the other for the teacher (a) of School Reinforcement. Questionn aires were sent through the Google Form, and teachers and management had ten days to respo nd. This questionnaire aimed to understand a little about what criteria these educators use to d efine that a child has "learning difficulties" and, in this way, to refer it to the School Reinforce ment, as well as to understand a little of the work carried out in these moments of School Rein forcement. After analyzing the data, the results indicate that the theme Learning and School R einforcement Difficulties is still little studied, concluding that the majority of the teachers inte rviewed do not have an in-depth look at the subjects. Their conceptions are directed towards the failure of the student and not towards his practices. The work carried out at the School Reinforcementi points out that it serves only as an aid for the teacher, in order to just take the”problem” off the back of the teacher.
Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem
Reforço Escolar
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5529
Data do documento: Abr-2022
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