Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5543
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagens sobre frações a partir da abordagem exploratória em um estudo de aula
Autor(es): Tapparello, Daiane
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Araman, Eliane
Segundo membro da banca: Silva, Ilton Benoni da
Terceiro membro da banca: Richit, Andriceli
Resumo: A aprendizagem sobre frações, especialmente no ensino funda mental, caracteriza uma importante dimensão da aprendizagem matemática, de modo que seu ensino pressupõe contextos e atividades diferenciadas com potencial para explicitar os modos de pensar dos alunos . A abordagem exploratória da matemática possibilita explicitar o pensamento e as estratégias dos alunos para expressar suas compreensões sobre tópicos curriculares . A pesquisa, de natureza qua litativa e interpretativa, buscou evidenciar e discutir as aprendizagens matemáticas d e alunos do 7º ano sobre o tóp ico frações a partir d a abordagem exploratória em um estudo de aula . A investigação , baseada nos pressupostos teóricos do estudo de aula e da abordagem exploratória, foi realizada no contexto da aula de investigação 3 ª etapa do estudo de aula desenvolvi da em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Terezinha de Faxinal dos Guedes SC. O estudo de aula, organizado em 12 encontros de 2 horas cada , foi realizado com quatro professoras de Matemática da rede municipal, as quais engajaram se no planejamento da aula de investigação, que abordou o tópico frações. O material empírico do estudo foi constituído mediante a aplicação de questionário aos alun os previamente a aula de investigação, elaboração de notas de campo, das observações realizadas pelos professores e a realização de entrevistas com os alunos ao final do estudo de aula. Os dados foram analisados pela perspectiva do paradigma indiciário, pr iorizando se examinar as estratégias de resolução, as representações matemáticas mobilizadas, os processos de raciocínio e as generalizações elaboradas pelos alunos no desenvolvimento da tarefa proposta para a aula de investigação . A análise do material em pírico evidenciou três cate gorias: (i) significados de fração , (ii) representações de fraç ão e (iii) justificações e conclusões dos alunos sobre frações, possibilitando evidenciar aprendizagens importantes. A a prendizagem dos alunos sobre frações caracteri zou se mediante as distintas compreensões dos significados de fraç ão explorados a partir da tarefa proposta , da mobilização de representaç ões distintas para resolvê la , bem como pela argumentação e as justificações formuladas para os resultados encontrados . E sse aspecto foi potencializado na discussão coletiva, mediante a partilha das representações, interpretações e generalizações e a identificação de erros, incertezas ou irresoluções, que ao fim possibilitou a sistematização de conclusões e dos resultados obtidos, da mesma forma que o desenvolvimento de capacidade de raciocínio e a comunicação matemática. Assim, a abordagem exploratória favorece u a aprendizagem matemática dos alunos na medida em que o portuniz a o desenvolvimento de capacidades matemáticas como a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática, fazendo emergir ideias matemáticas que são sistematizadas em discussão coletiva.
Abstract/Resumen: Learning about fractions, especially in elementary school, characterizes an important dimension of mathematical learning, so that its teaching presupposes different contexts and activities with the potential to explain students' ways of thinking. The exploratory approach to mathema tics makes it possible to explain students' thinking and strategies to express their understanding of curricular topics. The research, of a qualitative and interpretative nature, sought to highlight and discuss the mathematical learning of 7th grade studen ts on the topic of fractions from an exploratory approach in a class study. The investigation, based on the theoretical assumptions of the class study and the exploratory approach, was carried out in the context of the investigation class, 3rd stage of the class study, developed in a class of the 7th grade of Elementary School at Escola Municipal Santa Terezinha, from Faxinal dos Guedes, SC. The class study, organized in 12 meetings of 2 hours each, was carried out with four Mathematics teachers from the mu nicipal network, who were engaged in the planning of the investigation class, which addressed the topic fractions. The empirical material of the study was constituted through the application of a questionnaire to the students before the investigation class , elaboration of field notes, the observations made by the teachers and the accomplishment of interviews with the students at the end of the class study. The data were analyzed from the perspective of the evidentiary paradigm, prioritizing the examination of resolution strategies, the mathematical representations mobilized, the reasoning processes and the generalizations made by the students in the development of the proposed task for the investigation class. The analysis of the empirical material evidenced three categories: (i) fraction meanings, (ii) fraction representations and (iii) students' justifications and conclusions about fractions, making it possible to highlight important learnings. Students' learning about fractions was characterized by the dif ferent understandings of the meanings of fraction explored from the proposed task, the mobilization of different representations to solve it, as well as the arguments and justifications formulated for the results found. This aspect was enhanced in the coll ective discussion, through the sharing of representations, interpretations and generalizations and the identification of errors, uncertainties or irresolutions, which in the end made it possible to systematize conclusions and the results obtained, in the s ame way as the development of reasoning ability and mathematical communication. Thus, the exploratory approach favored students' mathematical learning insofar as it allows the development of mathematical skills such as problem solving, mathematical reasoni ng and mathematical communication, giving rise to mathematical ideas, which are systematized in collective discussion.
Palavras-chave: Frações
Matemática
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5543
Data do documento: 17-Dez-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAPPARELLO.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.