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Tipo: Monografia
Título: Ciranda infantil no MST: concepções e debates nas produções científicas
Autor(es): Teles, Clarisse Simone
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Campigotto, Maria Salete
Segundo membro da banca: Onçay, Solange Todero Von
Resumo: O presente trabalho, que tem como tema “Ciranda Infantil do MST: concepções e debates nas produções cientificas”, consiste na realização de uma reflexão e análise sobre as produções científicas publicadas no repositório do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, nos anos de 2000 a 2020, a fim de identificar os temas e as discussões sobre a Ciranda Infantil do MST. Para isso, desenvolvemos por meio do Estado do Conhecimento uma pesquisa bibliográfica e documental na qual foi possível conhecer quais foram os temas de reflexões e debates das produções científicas presentes no repositório do IBICT a respeito da Ciranda Infantil do MST. O trabalho caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva que culminou em uma análise de conteúdo, acerca das produções científicas sobre as Cirandas Infantis do MST. O Estado do Conhecimento permitiu que a pesquisa apontasse aspectos significativos do tema, provocando reflexões e divulgando a produção já existente e outros olhares possíveis a fim de contribuir com o tema na pesquisa em Educação. Foram encontrados oito produções científicas no repositório IBICT que a partir da análise organizaram-se em três categorias: a) A proposta pedagógica para a infância no MST, embasado nas concepções de três trabalhos, dos/as autores/as Barcellos (2020), Bihain (2001) e Méliga (2014); b) Identidade da Criança Sem Terrinha no MST, a partir das contribuições de Luedke (2013), Rossetto (2016) e Rossetto (2009); e, c) Limites e possibilidades da Ciranda Infantil no Movimento, com discussões a partir de Freitas (2015) e Ramos (2016). Com essa pesquisa foi possível concluir que é no movimento do Movimento que emancipamos nossa consciência de luta pelos nossos direitos, nossa consciência de classe, de classe trabalhadora camponesa. Ressalto, também, a importância das pesquisas científicas para a produção e sistematização de conhecimento, bem como as contribuições das reflexões sobre as Cirandas Infantis no MST em que apresentam a criança como sujeitos que protagonizam a luta pelos seus direitos e se identificam como pertencentes a uma identidade, a um Movimento social. Além disso, foi importante conhecer experiências, as reflexões e as provocações pautadas pela escrita dos autores e das autoras.
Abstract/Resumen: The present work, which has as its theme "MST Children's Ciranda: conceptions and debates in scientific productions", consists in carrying out a reflection and analysis on the scientific productions published in the repository of IBICT - Brazilian Institute of Information in Science and Technology, in the years from 2000 to 2020, in order to identify the themes and discussions about the MST Children's Ciranda. For this, we developed, through the State of Knowledge, a bibliographical and documentary research in which it was possible to know what were the themes of reflections and debates of the scientific productions present in the IBICT repository regarding the Children's Ciranda of the MST. The work was characterized by being a qualitative, exploratory-descriptive research that culminated in a content analysis about the scientific productions on the MST Children's Cirandas. The State of Knowledge allowed the research to point out significant aspects of the theme, provoking reflections and disseminating the existing production and other possible perspectives in order to contribute to the theme in research in Education. Eight scientific productions were found in the IBICT repository, which from the analysis were organized into three categories: a) The pedagogical proposal for childhood in the MST, based on the conceptions of three works, by the authors Barcellos (2020), Bihain (2001) and Méliga (2014); b) Identity of the Landless Child in the MST, based on contributions from Luedke (2013), Rossetto (2016) and Rossetto (2009); and, c) Limits and possibilities of Ciranda Infantil no Movimento, with discussions from Freitas (2015) and Ramos (2016). With this research it was possible to conclude that it is in the movement of the Movement that we emancipate our consciousness of struggle for our rights, our class consciousness, of the peasant working class. I also emphasize the importance of scientific research for the production and systematization of knowledge, as well as the contributions of reflections on the Children's Cirandas in the MST in which children are presented as protagonists in the struggle for their rights and identify themselves as belonging to a identity, to a social movement. In addition, it was important to know experiences, reflections and provocations guided by the writing of the authors
Palavras-chave: Ciranda Infantil do MST
Pedagogia do MST
Educação Infantil do MST
Educação do MST
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5570
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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