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Tipo: Monografia
Título: Entrada e permanência da mulher indígena na universidade: um olhar reflexivo desde o curso interdisciplinar em educação do campo: ciências da natureza/UFFS/Erechim/RS
Autor(es): Vaz, Lucimara
Primeiro Orientador: Onçay, Solange Todero Von
Primeiro membro da banca: Mohr, Matheus
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente trabalho de conclusão – TCC tem por objetivo refletir e resgatar questões e aspectos importantes sobre a entrada e permanência da mulher indígena na universidade. A abordagem metodológica desenvolvida é a qualitativa de natureza exploratória. Para a coleta de dados serão utilizados como fonte de informação às mulheres da área indígena da Serrinha, que está localizada no Norte do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho e Constantina (ainda em processo de demarcação). Os instrumentos que foram utilizados para essa coleta/construção, foram um questionário. Os resultados mostram que todas as entrevistadas que participaram da pesquisa demonstram o quanto é importante a entrada da mulher indígena e não indígena nas universidades, pois hoje vemos muitas barreiras a serem enfrentadas para que isso aconteça. Dessa forma, as mulheres cada vez mais procuram adaptar-se ao mundo atual e através de seus interesses, pela educação e pelo futuro de sua geração, vão abrindo espaços e conquistando um lugar que é, por direitos adquiridos, na sociedade brasileira.
Abstract/Resumen: This conclusion work - TCC aims to reflect and rescue important issues and aspects about the entry and permanence of indigenous women at the university. The methodological approach developed is qualitative and exploratory in nature. For data collection, they will be used as a source of information for women from the Serrinha indigenous area, which is located in the north of Rio Grande do Sul, between the municipalities of Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho and Constantina (still in the process of demarcation ). The instruments that were used for this collection/construction were a questionnaire. The results show that all the interviewees who participated in the research demonstrate how important it is for indigenous and non-indigenous women to enter universities, because today we see many barriers to be faced for this to happen. In this way, women increasingly seek to adapt to the current world and through their interests, for education and for the future of their generation, they are opening spaces and conquering a place that is, by acquired rights, in Brazilian society.
Palavras-chave: Educação
Mulheres
Universidade
Superação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5571
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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