Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5574
Type: | Monografia |
Title: | Ideias de brasilidade em livros didáticos de História da América após a implementação da reforma curricular de 1951 |
Author: | Brito, Caio Afonso da Silva |
First advisor: | Ribeiro Júnior, Halferd Carlos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fraga, Gérson Wasen |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gritti, Isabel Rosa |
Resume: | O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 estava em vertiginosa expansão e, com isso, suas bases estavam sendo modificadas por diversos agentes. Após a Reforma Curricular Simões Filho de 1951, os métodos pedagógicos e as orientações curriculares configuraram a pauta nas revistas pedagógicas, e estavam ocorrendo também, intervenções internacionais na construção dos métodos e conteúdos a serem ensinados. Pensando nisso, a presente pesquisa busca refletir, com base em seis edições de livros didáticos de História da América dos autores Antônio José Borges Hermida (1952 e 1961), Ary da Matta (1953 e 1954) e Alcindo Muniz de Souza (1952 e 1954), as concepções de brasilidade utilizadas em suas abordagens. Teoricamente, consideramos o livro didático como um receptáculo de conteúdos e discursos que estão inseridos em um sistema de elaboração, regulamentação, produção e difusão, e ainda, como um objeto munido de funções e objetivos. Pensando na abordagem metodológica, questionamos as bases pedagógicas, os conteúdos explícitos, as materialidades e também as competências disciplinares esperadas na utilização das edições, comparando as obras e os autores entre si. Com isso, buscamos compreender as possíveis alterações de conteúdo e métodos adotadas pelos autores e, também, comparar as diferentes abordagens de modo a compreender os discursos que disputavam a narrativa curricular e educacional do período. Bem como, buscamos traçar uma análise das perspectivas adotadas pelos autores para descrever a cultura brasileira a partir de uma concepção de brasilidade. |
Keywords: | Livros Didáticos História da América Ensino de História |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5574 |
Issue Date: | 22-Oct-2021 |
Appears in Collections: | História |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.