Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Machado Junior, Martinho | - |
dc.creator | Buava, Taty Ana | - |
dc.date | 2022 | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T18:42:36Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-06-20T18:42:36Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5614 | - |
dc.description.abstract | Mathematics is related to several areas of knowledge, such as engineering, nature sciences, and social sciences. The meaningful learning of mathematical concepts takes the students to critically read the world and analyze statistical possibilities in order to solve everyday problems. The work focuses on identifying the self-criticism of the teaching practice of mathematics teachers, who teach at the state college located at Cantagalo - PR. A structured questionnaire was devised and applied to teachers in order to identify the methodologies and activities developed in mathematics teaching, as well as the level of knowledge about active teaching-learning methodologies. The results indicate that teachers are aware of the importance of their influencer role in the teaching and learning process and have certain theoretical knowledge regarding active methodologies, although they make little use of them in their methodological practices. In order to contribute to the continuing education for mathematics teachers, a plan and class dynamics were developed, about the four operations in different units of measurement, based on the mediated class experience and the classroom flipped methodology. | pt_BR |
dc.description.resumo | A matemática encontra-se relacionada a diversas áreas de conhecimento, como as engenharias, as ciências da natureza e as ciências sociais. A aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos possibilita aos estudantes realizar uma leitura de mundo com criticidade e análise estatística de possibilidades na solução de problemas relacionados ao cotidiano. O objetivo deste trabalho é identificar a autocritica da prática docente dos professores de matemática, que lecionam no colégio estadual localizado no município de Cantagalo - PR. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário estruturado aos professores, sendo possível identificar as metodologias e as atividades desenvolvidas no ensino da matemática, bem como o nível de conhecimento sobre as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Os resultados da pesquisa apontam que os professores possuem ciência da importância do seu papel influenciador no processo de ensino e de aprendizagem e certo conhecimento teórico com relação as metodologias ativas, porém fazem pouco uso das mesmas em suas práticas metodológicas. A fim de contribuir na formação continuada de professores de matemática, foi desenvolvido um plano e dinâmica de aula, sobre uso das quatro operações com diferentes unidades de medida, fundamentadas na fusão de duas concepções de ensino, sendo a experiência de aula mediada e a metodologia ativa de ensino sala de aula invertida. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2022-06-14T11:53:53Z No. of bitstreams: 1 BUAVA.pdf: 595339 bytes, checksum: 224af762a3a9bbfde0d33a19db2c8233 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-06-20T18:42:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUAVA.pdf: 595339 bytes, checksum: 224af762a3a9bbfde0d33a19db2c8233 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-20T18:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BUAVA.pdf: 595339 bytes, checksum: 224af762a3a9bbfde0d33a19db2c8233 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Metodologias instigantes no ensino da matemática: a importância do professor inspirador e sua habilidade para estimular o interesse pela aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BUAVA.pdf | 581,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.