Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5614
Type: Monografia
Título : Metodologias instigantes no ensino da matemática: a importância do professor inspirador e sua habilidade para estimular o interesse pela aprendizagem da matemática
Author: Buava, Taty Ana
First advisor: Machado Junior, Martinho
Resume: A matemática encontra-se relacionada a diversas áreas de conhecimento, como as engenharias, as ciências da natureza e as ciências sociais. A aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos possibilita aos estudantes realizar uma leitura de mundo com criticidade e análise estatística de possibilidades na solução de problemas relacionados ao cotidiano. O objetivo deste trabalho é identificar a autocritica da prática docente dos professores de matemática, que lecionam no colégio estadual localizado no município de Cantagalo - PR. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário estruturado aos professores, sendo possível identificar as metodologias e as atividades desenvolvidas no ensino da matemática, bem como o nível de conhecimento sobre as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Os resultados da pesquisa apontam que os professores possuem ciência da importância do seu papel influenciador no processo de ensino e de aprendizagem e certo conhecimento teórico com relação as metodologias ativas, porém fazem pouco uso das mesmas em suas práticas metodológicas. A fim de contribuir na formação continuada de professores de matemática, foi desenvolvido um plano e dinâmica de aula, sobre uso das quatro operações com diferentes unidades de medida, fundamentadas na fusão de duas concepções de ensino, sendo a experiência de aula mediada e a metodologia ativa de ensino sala de aula invertida.
Resumen : Mathematics is related to several areas of knowledge, such as engineering, nature sciences, and social sciences. The meaningful learning of mathematical concepts takes the students to critically read the world and analyze statistical possibilities in order to solve everyday problems. The work focuses on identifying the self-criticism of the teaching practice of mathematics teachers, who teach at the state college located at Cantagalo - PR. A structured questionnaire was devised and applied to teachers in order to identify the methodologies and activities developed in mathematics teaching, as well as the level of knowledge about active teaching-learning methodologies. The results indicate that teachers are aware of the importance of their influencer role in the teaching and learning process and have certain theoretical knowledge regarding active methodologies, although they make little use of them in their methodological practices. In order to contribute to the continuing education for mathematics teachers, a plan and class dynamics were developed, about the four operations in different units of measurement, based on the mediated class experience and the classroom flipped methodology.
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Matemática
Métodos de ensino
Sala de aula
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5614
Fecha de publicación : 2022
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BUAVA.pdf581,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.