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Tipo: Monografia
Título: Estudo da proposta multianos (SEED-PR): desafios e possibilidades
Autor(es): Botesini, Jaqueline Eleuterio
Primeiro Orientador: Mendes, Marciane Maria
Resumo: A presente pesquisa consiste em uma reflexão conjunta a partir do estudo de vários autores, literaturas e legislações que propiciam percepções sobre a Proposta Multianos. Ela foi apresentada pela Secretaria do Estado da Educação do Paraná em 2019 e aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), no ano de 2021. De acordo com o documento supracitado, trata-se de uma reorganização de turmas para as escolas do campo de pequeno porte. E em consonância com a Secretaria de Estado e Educação do Paraná (SEED-2019), objetiva evitar os fechamentos que vêm ocorrendo nas pequenas escolas do campo. O trabalho tem como objetivo principal a apresentação da Proposta Multianos em conjunto com as legislações que foram construídas pela Educação do Campo. A SEED-PR propôs tal medida de reorganização de turmas em Multianos como forma de evitar os fechamentos dessas estruturas mantendo-as em funcionamento. Este estudo explicita a exposição da estrutura da Proposta Multianos, a qual tem por base diversos documentos e legislações que regem o trabalho do educador do campo. Direciona a atenção às condições das instituições educacionais do campo no contexto da multissérie, às dificuldades com a formação docente, à falta de acesso às tecnologias de informação e ao descaso de autoridades competentes. Estes fatores ocasionam os fechamentos dessas escolas, o que pode ser perceptível nos estudos desenvolvidos nos escritos de Hage. Nas considerações finais do trabalho são destacados os desafios, limites e possibilidades da implantação da Proposta Multianos nessas instituições educacionais do campo, a importância da escuta dos sujeitos, o significado que a escola no e do campo tem para seus habitantes no sentido da percepção crítica e desconstrução de paradigmas existentes. As bibliografias e documentos selecionados para compor o Trabalho de Conclusão de Curso têm o intuito de expor diálogo entre a Proposta Multianos e o acervo construído pela Educação do Campo.
Abstract/Resumen: The present research consists of a joint reflection based on the study of several authors, literature and legislation, providing insights on the Multianos Proposal. It was presented by the State Department of Education of Paraná in 2019 and approved by the CEE, (State Education Council) in the year 2021. It is in accordance with the aforementioned document of a reorganization of classes for schools in the small field .And in line with SEED-2019 (Paraná State Department of Education) aims to avoid the closures that have been occurring in small rural schools. The general objective of the research work is to present what the Multianos Proposal (SEED / PR, 2019) proposes for rural schools. SEED-PR proposed such a measure to reorganize classes in Multianos as a way of avoiding the closing of these structures by keeping them in operation. This study explains since the presentation of the structuring of the Multianos Proposal, which is based on several documents and legislation that govern the work of the educator in the field. Draws attention to the conditions of educational institutions in the field in the context of multiseries, teacher training, lack of access to information technologies, neglect of competent authorities, etc. that end up closing these schools, which can be seen in the studies developed in the writings of Hage. In the final considerations of the work, the challenges, limits and possibilities of implementing the Multianos Proposal in these educational institutions in the countryside are highlighted, the importance of listening to the subjects, the meaning that the school in and in the countryside has for its inhabitants in the sense of critical perception and deconstruction of existing paradigms. The bibliographies and documents selected to compose the Course Conclusion Work are intended to expose dialogue between the Multianos Proposal and the collection built by Education in the field.
Palavras-chave: Escola rural
Organização escolar
Currículos e programas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5616
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

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