Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5675
Tipo: Dissertação
Título: Discursos curriculares acerca do Ensino Médio no Brasil: compreensões na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Autor(es): Habowski, Fabiane
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Rigo, Neusete Machado
Segundo membro da banca: Rosa, Cleci Werner da
Resumo: A presente dissertação está inserida no campo de estudos das políticas curriculares do Brasil, com foco no Ensino Médio (EM). Tem como objetivo compreender o processo de construção da política curricular do EM, com um olhar para área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), buscando analisar o processo de implantação/implementação dessa política no Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e com entrevistas realizadas com os docentes que atuam em escolas públicas. Como questão norteadora tem-se: Que sentidos são expressos nos discursos que constituem a construção de políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil? Para tanto, na primeira etapa, realizou-se a revisão de literatura em trabalhos acadêmicos brasileiros disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em que buscou-se selecionar os trabalhos que tratavam da temática “Ensino Médio”. O processo de análise de conteúdo possibilitou identificar cinco categorias: contradições entre o que é realizado e o que está proposto na política do EM; reforçam o discurso de ensino dicotomizado; indicam a presença de interesses econômicos e exigências do mercado; evidenciam práticas inovadoras em sala de aula, e, também, que entendem as políticas como eficazes, porém com implicações para o contexto. Na sequência, realizou-se o estudo documental do tipo historiográfico tendo como objeto de investigação documentos legais e estudos realizados desde a Reforma Francisco Campos (1931) até a legislação que propõe o Novo EM, Lei 13.415/2017. Na etapa empírica, realizou-se entrevistas com dois grupos de Professoras, sendo o primeiro formado por Professoras Multiplicadoras responsáveis pelo processo de implantação da política do Novo EM em 2019 e, o segundo, formado por Professoras da área de CNT que atuam nas escolas em que ocorreu a inserção do Novo EM no ano de 2020. Em relação à política do Novo EM, surgem perspectivas que acenam para a inovação nos processos de ensino e de aprendizagem, porém, não desconsiderando o seu viés mercadológico e sua formatação inibidora da parte básica do currículo, tão necessária para a formação dos jovens. Concluímos que o fortalecimento da política curricular do Novo EM está vinculado aos entendimentos construídos em contexto escolar e como o docente deve estar informado e inserido na construção da política educacional. Destacamos, portanto, a importância deste estudo para ampliarmos entendimentos acerca do processo de construção das políticas educacionais curriculares do EM no Brasil.
Abstract/Resumen: This dissertation is inserted in the field of study of curriculum policies in Brazil, with a focus on High School (MS). It aims to understand the process of construction of the MS curriculum policy, with a view to the area of Natural Sciences and its Technologies (CNT), seeking to analyze the process of implementation/implementation of this policy in Rio Grande do Sul (RS). It is a qualitative research of bibliographic and documentary nature and with interviews carried out with teachers who work in public schools. The guiding question is: What meanings are expressed in the speeches that constitute the construction of curriculum policies for Secondary Education in Brazil? Therefore, in the first stage, a literature review was carried out in Brazilian academic works available electronically at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in which we sought to select the works that dealt with the theme "High School". The content analysis process made it possible to identify five categories: contradictions between what is done and what is proposed in the EM policy; reinforce the dichotomized teaching discourse; indicate the presence of economic interests and market demands; they show innovative practices in the classroom, and also that they understand policies as effective, but with implications for the context. Next, a historiographical documentary study was carried out, with the object of investigation being legal documents and studies carried out from the Francisco Campos Reform (1931) to the legislation proposing the New EM, Law 13.415/2017. In the empirical stage, interviews were carried out with two groups of Teachers, the first formed by Multiplier Teachers responsible for the process of implementing the New EM policy in 2019 and the second formed by Teachers in the area of CNT who work in schools in that the insertion of the New EM occurred in 2020. Regarding the New EM policy, perspectives emerge that indicate innovation in the teaching and learning processes, however, not disregarding its marketing bias and its inhibiting formatting of the basic part of the curriculum, so necessary for the formation of young people. We conclude that the strengthening of the Novo EM curriculum policy is linked to the understandings built in the school context and how the teacher must be informed and included in the construction of the educational policy. Therefore, we emphasize the importance of this study to broaden our understanding of the process of construction of curricular educational policies for MS in Brazil.
Palavras-chave: Política educacional
Educação escolar básica
Currículo
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5675
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HABOWSKI.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.