Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5681
Tipo: Monografia
Título: Professor do genêro masculino na educação anos iniciais em escolas de Erechim – RS
Autor(es): Cordeiro, Silvano Antônio
Primeiro Orientador: Guedes, Anibal Lopes
Primeiro membro da banca: Lepke, Sonize
Segundo membro da banca: Castro, Tatiana Brocardo de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso vem de encontro com as inquietações do acadêmico e pesquisador que será pedagogo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo do trabalho é o de investigar como o professor “homem” é visto dentro do âmbito escolar, em especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Erechim – RS, de forma a evidenciar os seus anseios, sentimentos e a valorização do gênero masculino na Educação. A pesquisa deste TCC é caracterizada como exploratória e bibliográfica. Como resultados evidencia-se que a questão do preconceito de educadores do gênero masculino é evidente, conforme relatos pessoais de profissionais da Educação. Além disso, a necessidade de um diálogo e uma discussão constante do tema a partir de processo formativos de forma a incluir o sujeito do gênero masculino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract/Resumen: This TCC meets the concerns of the academic and researcher who will be a pedagogue for Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. Thus, the objective of the work is to investigate how the “male” teacher is seen within the school environment, especially in the Early Years of Elementary Education, in Erechim - RS, in order to highlight his desires, feelings and appreciation of the male gender in Education. The TCC research is characterized as exploratory and bibliographic. As a result, it is evident that the issue of prejudice among male educators is evident, according to personal reports from education professionals. In addition, the need for dialogue and constant discussion of the theme from the formative process in order to include the male subject in the Early Years of Elementary School.
Palavras-chave: Educação
Gênero
Masculinidades
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5681
Data do documento: Mai-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORDEIRO.pdf327,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.