Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5681
Type: Monografia
Title: Professor do genêro masculino na educação anos iniciais em escolas de Erechim – RS
Author: Cordeiro, Silvano Antônio
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Tatiana Brocardo de
Resume: Este trabalho de conclusão de curso vem de encontro com as inquietações do acadêmico e pesquisador que será pedagogo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo do trabalho é o de investigar como o professor “homem” é visto dentro do âmbito escolar, em especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Erechim – RS, de forma a evidenciar os seus anseios, sentimentos e a valorização do gênero masculino na Educação. A pesquisa deste TCC é caracterizada como exploratória e bibliográfica. Como resultados evidencia-se que a questão do preconceito de educadores do gênero masculino é evidente, conforme relatos pessoais de profissionais da Educação. Além disso, a necessidade de um diálogo e uma discussão constante do tema a partir de processo formativos de forma a incluir o sujeito do gênero masculino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This TCC meets the concerns of the academic and researcher who will be a pedagogue for Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. Thus, the objective of the work is to investigate how the “male” teacher is seen within the school environment, especially in the Early Years of Elementary Education, in Erechim - RS, in order to highlight his desires, feelings and appreciation of the male gender in Education. The TCC research is characterized as exploratory and bibliographic. As a result, it is evident that the issue of prejudice among male educators is evident, according to personal reports from education professionals. In addition, the need for dialogue and constant discussion of the theme from the formative process in order to include the male subject in the Early Years of Elementary School.
Keywords: Educação
Gênero
Masculinidades
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5681
Issue Date: May-2021
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORDEIRO.pdf327.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.