Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5710
Tipo: Monografia
Título: Educação superior e a autonomia das mulheres: um estudo de caso da terra indígena de Mangueirinha
Autor(es): Gonçalves, Ana Lice
Primeiro Orientador: Andrioli, Liria Ângela
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a influência da educação superior na autonomia das mulheres Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha, Aldeia Passo Liso, município de Chopinzinho/PR. A intenção foi verificar se a formação em curso superior ajuda a transpor limitações e estereótipos e a alcançar a autonomia, para que as mulheres passam a ocupar funções e ter maior participação nas decisões nas aldeias. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com a realização de 7 (sete) entrevistas semiestruturadas. Também se configurou como um estudo de caso. Nesse sentido, no primeiro capítulo contextualizaremos a Aldeia Passo Liso e a Terra Indígena de Mangueirinha. Em seguida, aprofundar-se-á os conceitos de autonomia, mulher indígena, educação superior e cultura. Por fim, o terceiro capítulo traz a pesquisa empírica e as reflexões acerca da construção da autonomia a partir da formação na universidade das mulheres da Terra Indígena supra citada.
Abstract/Resumen: This work aims to understand the influence of higher education on the autonomy of Kaingang women from the Indigenous Land of Mangueirinha, Passo Liso village, municipality of Chopinzinho/PR. The intention was to verify whether higher education helps to overcome limitations and stereotypes and to achieve autonomy, so that women can occupy positions and have greater participation in village decisions. The methodology used was qualitative in nature, with seven (7) semi-structured interviews. It was also a case study. In this sense, the first chapter will contextualize the Passo Liso village and the Indigenous Land of Mangueirinha. Next, we will delve into the concepts of autonomy, indigenous women, higher education, and culture. Finally, the third chapter presents the empirical research and the reflections about the construction of autonomy based on the university education of the women of the aforementioned Indigenous Land.
Palavras-chave: Mulheres indígenas
Ensino superior
Independência (Personalidade)
Terra indígena
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5710
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONÇALVES.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.