Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5713
Tipo: Dissertação
Título: Política educacional e migração Haitiana: um estudo comparado dos currículos de biologia do ensino médio do Brasil e do Haiti
Autor(es): Henzel, Karin Aline
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Bernarlt, Maria de Lourdes
Segundo membro da banca: Petry, Oto João
Resumo: A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa de Políticas Educacionais do Mestrado em Educação, da Universidade da Fronteira Sul (UFFS), teve como propósito investigar de forma comparativa os currículos para o ensino médio do Brasil e do Haiti, verificando possíveis influências nos jovens imigrantes haitianos quando inseridos no ensino médio brasileiros. Também, no campo das políticas educacionais, identificar e problematizar políticas relacionadas à educação de populações imigrantes no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Na metodologia utilizou-se as etapas dos estudos comparados em educação: descritiva, interpretativa, de justaposição, explicativa e prospectiva, identificando semelhanças, diferenças e tendências. O recorte espacial correspondeu ao nível 2 de países da região de América Latina e Caribe e o recorte temporal incidiu nas políticas curriculares contemporâneas de Ciências Biológicas (BNCC e Document-Programme du Secondaire) vigentes nos dois países. Para o trabalho com documentos e legislação utilizou-se análise documental. Os resultados da pesquisa apontam que há poucas semelhanças nos conteúdos nos dois países, muitas diferenças em relação a conteúdos, como inexistência de temáticas nos currículos haitianos e carga horária menor no ensino médio do Haiti. Análises demonstraram que, além dessas diferenças curriculares significativas, a língua e a fragilidade da legislação brasileira referente a populações migrantes tendem a aumentar as dificuldades desses estudantes no sistema escolar brasileiro. Destaca-se ainda a necessidade de políticas públicas que assegurem direitos e acesso com qualidade dos imigrantes haitianos no sistema educacional brasileiro, incluindo preparo para docentes e programas específicos de ensino da língua portuguesa para os estudantes haitianos.
Abstract/Resumen: This research, linked to the Educational Policies research line of the Master's in Education at Universidade da Fronteira Sul (UFFS), aimed to investigate comparatively the curricula for high school in Brazil and Haiti, verifying possible influences on young Haitian immigrants when inserted into Brazilian high school. Also, in the field of educational policies, to identify and problematize policies related to the education of immigrant populations in Brazil. This is a qualitative research. The methodology used the steps of comparative studies in education: descriptive, interpretive, juxtaposition, explanatory, and prospective, identifying similarities, differences and trends. The spatial cutout corresponded to level 2 countries of the Latin American and Caribbean region, and the temporal cutout focused on contemporary curriculum policies for Biological Sciences (BNCC and Document-Programme du Secondaire) in force in the two countries. Documentary analysis was used to work with documents and legislation. The results of the research indicate that there are few similarities in the contents in the two countries, many differences regarding contents, such as the inexistence of themes in the Haitian curricula and a smaller workload in Haiti's high school. Analyses have shown that, besides these significant curricular differences, the language and the fragility of the Brazilian legislation regarding migrant populations tend to increase the difficulties of these students in the Brazilian school system. It also highlights the need for public policies that ensure rights and access with quality for Haitian immigrants in the Brazilian educational system, including preparation for teachers and specific programs for teaching the Portuguese language to Haitian students.
Palavras-chave: Currículo de ensino médio
Didática
Brasil
Haiti
Educação comparada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5713
Data do documento: 19-Mai-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENZEL.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.